Qual é a velocidade dos gases de escape de um motor de CI?
Toma um carro com um motor de 2 litros e o diâmetro do tubo de escape único na traseira é de 6 cm. O motor pode fazer uma rotação máxima de 7.000 rpm. (assumir)
Aqui estão os cálculos:
A 7.000 rpm o motor roda 116,7 vezes por segundo.
Cada cilindro está a deslocar os gases de escape no sistema uma vez em duas rotações (motor a 4 tempos) .
Por isso, o motor está a emitir 2 litros de gases de escape 58,35 vezes por segundo. Isto é um volume total de 116,7 litros por segundo.
A área da secção transversal da extremidade do tubo de escape é pi*(r*r), que é de 28,3 centímetros quadrados. Para conter 1 litro de ar, um cilindro com essa área da seção transversal precisaria ter 35,33 cm de comprimento. (Volume = Área da secção transversal x Comprimento ; portanto, L = V/A ; V = 1000 cm cúbicos. [1L] )
Para deslocar 1 L de gás por segundo, o gás teria que fluir a 35,33 cm por segundo através do exaustor.
Assim, pelo método unitário, podemos calcular a velocidade necessária para deslocar 116,7 litros por segundo. O gás teria de percorrer o tubo de escape a 41,31 metros por segundo.
Convertendo isto para medidas padrão, obtemos 91 milhas por hora, ou 148 quilómetros por hora!
PS. Note que o deslocamento do motor afeta muito as velocidades de escape. Deslocamentos maiores dão velocidades de escape de até 250 mph!
Artigos semelhantes
- O que eu preciso para desenvolver um jogo do tipo "escape room" para Android? Será que um motor de jogo como Unity seria tudo o que eu precisaria?
- Como é que a contrapressão de escape afecta a potência do motor?
- Que gases se desenvolvem quando o plástico derrete?
- O mel causa fortes dores de estômago e gases?