Como funciona o carregamento rápido dos telefones?
Antes de começarmos, uma nota rápida sobre baterias em geral. Essencialmente, as baterias são carregadas pela corrente que lhes é fornecida pela fonte de energia. A aplicação de corrente adicional a uma tensão de bateria definida resulta em mais energia, o que pode resultar em um carregamento mais rápido, mas também requer componentes de carga mais robustos que possam suportar altos níveis de energia. Diferentes especificações de amperes em diferentes adaptadores de carga alteram o tempo que leva para carregar o seu telefone, mas há um limite máximo para a quantidade de corrente que pode ser empurrada.Dispositivos de recepção, tais como smartphones e tablets, incluem circuitos reguladores que limitarão a corrente de carga para evitar demasiada dissipação de energia e, portanto, danos potenciais. Fontes de carregamento, tais como adaptadores de rede elétrica, pegam energia da rede elétrica e a convertem em uma forma que normalmente não excede as especificações máximas do dispositivo que está sendo carregado. Com os smartphones, seu adaptador pega uma fonte CA de alta tensão e o converte para 5 volts DC com uma quantidade máxima de consumo de corrente.
A tecnologia Quick Charge 1.0 doQualcomm foi projetada para maximizar a eficiência de carregamento para até 10 watts de potência, permitindo um consumo máximo de corrente de 2 Amps através de um adaptador USB padrão e uma tensão de porta de 5 volts. O Quick Charge 2.0 permite um nível ainda maior de transferência de energia entre a sua fonte de energia e o dispositivo inteligente, até um máximo de 36 watts em certos cenários. A Qualcomm divide sua tecnologia 2.0 em duas classes, A e B. Estamos mais interessados na Classe A, que se aplica a smartphones, tablets e outros eletrônicos portáteis.
As especificações para a Classe A permitem uma corrente de carga máxima de 3 Amps, dependendo da fonte. O seu carregador de smartphone típico funcionará a 5 volts, tirando 3A de corrente aumenta a carga rápida de 2,0 até 15 watts de potência. Isto significa que você pode tirar mais corrente de uma fonte USB tradicional de 5 volts, acelerando assim o tempo de carga.
dispositivos da Classe A também funcionarão com fontes de 5, 9 ou 12 volts e, portanto, pode tolerar mais energia. A gama de tensões superiores significa que um único carregador pode funcionar com uma vasta gama de dispositivos e também garante um desempenho de alta qualidade, reduzindo o impacto de quaisquer perdas de tensão que apareçam em longas distâncias de cabos ou cabos de má qualidade.
As tecnologias Quick Charge 1.0 e 2.0 doQualcomm também são retrocompatíveis entre si, o que significa que pode utilizar um dispositivo 2.0 com uma fonte 1.0, ou um dispositivo 1.0 e uma fonte 2.0 e obter os seus 2 Amps. No entanto, apenas um dispositivo 2.0 e um carregador 2.0 compatível permitirá 3 amperes de corrente e potências superiores.
source: Autoridade do Android
Artigos semelhantes
- O carregamento rápido por cabo é melhor do que o carregamento rápido sem fio para a saúde do telefone a longo prazo?
- Quão eficiente é o carregamento sem fio no carregamento de um dispositivo móvel em comparação com o carregamento com fio convencional?
- Como funciona o carregamento rápido nos telefones OnePlus?
- O carregamento lento é melhor do que o carregamento rápido para a vida útil da bateria?