É aceitável que os RH peçam folhas de pagamento ao seu empregador anterior para que possam basear o seu novo salário no seu salário anterior?
Sim, é uma prática aceitável e comum. Mas é completamente da sua responsabilidade se as partilha ou não.Eu pessoalmente não descartei nenhum candidato por não partilhar as folhas de vencimento.
Ao pedir as folhas de vencimento, a Equipa de RH quer certificar-se que:
(1) Você está dentro da faixa salarial do cargo. Se o seu salário actual, ou o seu salário actual mais o aumento salarial necessário para lhe fazer uma oferta atractiva, for superior ao salário máximo para o cargo, então o RH tem duas opções:
(1.1) Descarte-o como candidato (o RH poderá contactá-lo mais tarde quando um cargo mais sénior estiver aberto)
(1.2) Altere a antiguidade do cargo (por exemplo, de Gerente para Gerente Sénior) e faça uma oferta com a nova antiguidade
(2) Você recebe uma oferta atractiva. Algumas empresas, ao estender uma oferta, também lhe mostram uma análise de remuneração com uma comparação entre o seu pacote de remuneração actual e o que lhe estão a oferecer. Esta análise inclui não só o salário, mas também todos os benefícios (em dinheiro e não em dinheiro), e é dividida também por remuneração mensal e anual. Isto ajuda-o como candidato a compreender o que a empresa está realmente a oferecer-lhe versus o que já tem, e ajuda-o a tomar uma decisão.
Considerações gerais:
(A) A fim de fazer uma oferta atractiva, o RH precisa de compreender todo o seu pacote de compensação actual, por isso, o RH irá pedir não só o salário, mas também todos os benefícios que está a receber actualmente (e.por exemplo, bónus, opções sobre acções, carro da empresa, etc...)
(B) Poder-se-á ver o facto de o RH exigir provas de salário (ou seja, folhas de vencimento) como se o RH não confiasse em si. Mas na realidade, o RH só quer ter a certeza que eles entendem perfeitamente a sua compensação. Ficaria surpreendido ao saber quantas pessoas não conhecem o seu salário e benefícios reais. Por vezes só sabem quanto recebem no banco (ou seja, salário líquido), mas o RH precisa de saber o seu salário bruto, e todos os seus benefícios (em dinheiro e não em dinheiro).
Obviamente, depende de si se quer partilhar as suas folhas de vencimento ou não, mas arrisca-se a que o RH lhe faça uma oferta que não é tão atractiva.
Em qualquer caso, se não quiser partilhar as suas folhas de vencimento ou qualquer outra documentação com o RH, recomendo-lhe que simplesmente lhes comunique o seu salário desejado e os benefícios esperados.
Espero que isto ajude.
Artigos semelhantes
- Posso enviar um pagamento a alguém com meu cartão American Express através do PayPal e quanto tempo até que os fundos possam ser acessados?
- Com que frequência seria aceitável carregar o seu smartwatch? Uma vez por dia? Uma vez dois dias? Uma vez por semana? Ou outros?
- Foi-me oferecido um cargo no Dubai com um salário de 50.000 DEA por mês. Sou solteiro e estaria me mudando. Isto é um salário decente?
- O uso de microtransacções em jogos de vídeo fez com que a batota parecesse menos séria ou mais aceitável para os jogadores?