Qual é a origem das mascotes nos desportos de equipa?
Ninguém sabe ao certo quando as mascotes foram usadas pela primeira vez em desportos colectivos.
A palavra mascote tem origem no termo francês "mascote" que significa amuleto da sorte. Isto foi usado para descrever qualquer coisa que trouxe sorte a uma casa. A palavra foi gravada pela primeira vez em 1867 e entrou na língua inglesa em 1881. Entretanto, antes do século 19, a palavra mascote era associada a objetos inanimados que seriam comumente vistos - tais como uma mecha de cabelo ou uma cabeça de figura em um veleiro. Mas desde então até hoje, o termo tem sido associado a animais de boa sorte, objetos, etc.
É difícil de fixar com certeza quem - ou o quê - foi a primeira mascote esportiva. Segundo o estimado etimologista Barry Popik, a palavra mascote foi usada pela primeira vez no contexto de um amuleto da boa sorte em eventos esportivos por volta da década de 1880 no beisebol americano. De acordo com o The Dickson Baseball Dictionary, o primeiro uso da mascote foi numa edição de 1883 do The Sporting Life sobre um rapaz chamado "Chic" - que carregava tacos de beisebol e fazia recados para os jogadores. Para além da sua utilidade prática, os jogadores também o consideravam um amuleto de boa sorte. Tal como The Sporting Life escreveu, "os jogadores apostam nas qualidades da (Chic) sorte"
As para as primeiras mascotes de animais (possivelmente) - uma edição de 1884 de The Cincinnati Enquirer descreve uma cabra a vaguear pela sua equipa de basebol, a Red Stockings. The Enquirer escreveu: "O bode estava provavelmente à procura de algumas contas de espectáculo, de ostra ou de algum outro prato normalmente palatável para o seu estômago, mas o público não conseguia vê-lo naquela luz, e pensava que ele era ainda melhor mascote do que o antigo favorito"
Para inspirar o espírito e entusiasmo escolar - e para trazer boa sorte - as faculdades e escolas secundárias têm usado animais vivos em eventos desportivos durante décadas, começando no final do século XIX e no início do século XX. Parece que todas as mascotes esportivas eram crianças ou animais reais e, ao contrário da versão das mascotes que temos hoje, elas foram levadas muito a sério. A primeira mascote de futebol pode ter sido Handsome Dan, um bulldog que pertenceu a um membro da classe Yale de 1892. Bem mais de um século depois (e 18 bulldogs) Handsome Dan ainda é a mascote de Yale. Outros fãs dizem que os Midshipmen da Academia Naval apanharam um bode vadio (para dar sorte) a caminho do seu primeiro encontro com o Exército, em 1890. A Marinha ganhou facilmente o jogo, 24-0.
Tanto quanto se sabe com certeza, a primeira mascote esportiva profissional foi um filhote de urso montado em taxidermia, usado pelos Chicago Cubs em 1908. Os Cubs usaram um filhote de urso verdadeiro em 1916, mas apenas por um curto período de tempo. Outras equipes rapidamente adotaram o uso de mascotes - seja usando animais reais ou humanos em fantasias.
Hoje, aparentemente, todas as equipes esportivas profissionais, universitárias e do ensino médio têm uma mascote. Há até um Mascote Hall da Fama em Whiting, Indiana. E eles devem tudo isso a superstições desenfreadas entre os entusiastas do esporte e atletas - tudo culminando em tudo, desde um grupo de presidentes mortos correndo ao redor de um campo de beisebol até uma bala de banana giratória sendo uma coisa a ser celebrada.
Artigos semelhantes
- O basebol é um desporto de equipa no mesmo sentido em que o futebol, o hóquei e o basquetebol parecem ser desportos de equipa?
- Qual seria a melhor equipa de campeões da Liga das Lendas para jogar contra uma equipa de heróis do Dota 2?
- Porque é que os coreanos são os melhores nos desportos electrónicos?
- Uma equipa de basquetebol masculino D3 poderia vencer uma equipa da WNBA?