O que significa realmente "sem presentes por favor" para a festa de aniversário de uma criança?
Em contraste com a maioria das respostas aqui, gostaria de salientar que existem pais nos EUA que usam esta frase como uma forma de "pescar por presentes". Eles colocam "No Gifts Please" no convite, sabendo muito bem que a maioria das pessoas ficará desconfortável por não trazer um presente para uma criança. "Que tristeza! Eles não vão receber nenhum presente! Devíamos trazer um de qualquer maneira!" E porque eles sentem que a criança provavelmente será privada, eles compram um grande presente, para compensar todos os presentes que (supostamente) estarão ausentes.É uma manobra desonesta que eu já vi puxar muitas vezes, por longos anos. Você pode dizer quando é uma acrobacia, porque os pais já prepararam uma mesa de presentes para segurar todos os presentes que não deveriam estar lá. Eles não ficam absolutamente ofendidos quando você traz um presente nestas circunstâncias, porque era para isso que eles queriam manipulá-lo de qualquer maneira. Na verdade, alguns pais que fazem isso ficarão ofendidos se o presente que você trouxe não for "grande o suficiente".
Dito isto, se eu dissesse "Sem presentes por favor" em um convite, eu falaria sério. Então eu nunca o disse dessa maneira. Eu acrescentaria um postcript ao convite que dizia: "Por favor, não traga presentes - C tem um armário cheio até transbordar! Se você quiser, um cartão de aniversário ou "envelope vermelho" estilo chinês com um pouco de dinheiro seria um substituto aceitável". Algumas pessoas levaram umbrage no pedido de dinheiro e não trouxeram nada, mas isso era uma prerrogativa deles, acho eu. (Embora eu nunca tenha entendido essa atitude. Você estava disposto a comprar um presente para meu filho, mas não estava disposto a colocar essa mesma quantia em um cartão ou envelope? Estranho.)
Existem pais nos Estados Unidos que realmente significam isso quando dizem que não há presentes? Como você pode ver pelas respostas aqui, há. Mas mais vezes já vi isso ser usado como uma táctica, não como um pedido sincero. Os pais que são sinceros tendem a lhe agradecer profusamente, e se esforçam para encontrar algum lugar para guardar o presente, porque não estavam esperando e não vai haver uma desembrulhada formal. "Vamos dar-lhes mais tarde!" é muitas vezes a frase usada. Para que aqueles que não trouxeram presentes (como por sincero pedido) não se envergonhem.
E você está certo sobre a Europa. Quando eu estava crescendo, você trouxe um presente para uma festa de aniversário, ponto final. Você trouxe o que estava dentro dos seus meios para trazer, com um aceno para o relacionamento com a criança que estava fazendo aniversário. E nunca ninguém questionou a tua escolha de presentes. Isso teria sido considerado falta de educação. (Nos Estados Unidos, muitas vezes tive pais que questionavam sutilmente a qualidade, tamanho, quantidade, etc. dos presentes. E fico sempre chocado quando isso acontece.)
Como para a táctica dos pais "sem presentes" - na Europa, isso teria sido considerado o auge das más maneiras. E sempre senti que era quando a encontrava aqui nos EUA, mas nunca a descarreguei na criança. Eu pegava o cartão pela palavra e não trazia nenhum presente, e quando era chamado por não trazer um, ia diretamente à criança e dava dinheiro - fazendo a criança feliz e seus pais desconfortáveis. E é assim que deve ser quando você tenta manipular os outros.