Pode ver as pilhas vazarem?
Sim, dado tempo suficiente.
Se você está usando ativamente um relógio, note quando a bateria falhou, e depois substitua a bateria rapidamente, acho que é improvável que a bateria vaze. Mas se uma pilha descarregada for deixada no relógio depois de descarregada, pode eventualmente vazar.
Por exemplo, comprei um relógio de quartzo usado de alguém através do eBay. Ele não estava funcionando no momento da venda. Eles comentaram que ele estava sentado em uma gaveta há alguns anos, e meu palpite é que ele provavelmente foi retirado para a gaveta quando a bateria estava esgotada. Quando a abri, descobri que a bateria (uma célula de óxido de prata #371) tinha vazado. O electrólito tinha comido a maior parte do contacto negativo da bateria no compartimento da bateria. O fato do contato ser banhado a ouro não o protegeu.
Felizmente, o eletrólito foi impedido de alcançar o mecanismo do relógio por um escudo plástico. Depois de limpar o compartimento da pilha, ainda restava o suficiente do contacto negativo da pilha para continuar a funcionar, e o relógio funciona com uma pilha nova. Mas se o electrólito tivesse comido mais 1 mm do contacto metálico, eu teria de procurar uma forma de prolongar o comprimento do contacto da pilha.
Então: Se você tiver um relógio de quartzo e ele parar, substitua a bateria imediatamente. Se você não o usar mais, retire a bateria antes de armazená-la. E se você comprar um relógio de quartzo usado que não esteja funcionando, esteja preparado para a possibilidade de danos por corrosão.