Como é que o Google fez o Google Maps?
Desde 2005, o Google mapeou 28 milhões de km de estradas em 194 países. E ganhou'não descansa até o planeta inteiro estar nos seus servidores.Google Maps é agora tão omnipresente, uma parte tão vital de tantas das nossas vidas, que é estranho pensar que não existia até 2005. De todos os muitos tentáculos do gigante da pesquisa que chegam como polvos em todas as áreas da nossa existência, o Maps, juntamente com o seu parceiro Google Earth e os seus vários descendentes, pode provavelmente afirmar ser o que mais mudou o nosso dia-a-dia.
A missão pública do Google Maps é "organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil". Muitos, mas não todos, os projetos atuais da empresa focam nessa missão - uma missão que depende da coleta, organização e interpretação de milhões de gigabytes de dados, mas a informação que o Google está tentando organizar não está apenas online. Grande parte dela está em um nível muito básico, o Google Maps pegou uma enorme quantidade de informação offline e a publicou online. Estamos a falar de coisas como redes de auto-estradas, sinais de trânsito, nomes de ruas e nomes de empresas. Mas, como eu aponto abaixo, o Google espera que o Google Maps seja capaz de fazer muito mais no futuro.
Para ajudar neste esforço, o Google faz parcerias com "as fontes de dados mais abrangentes e confiáveis" através do seu Programa de Parceiros do Mapa Base. Um grande número de agências envia dados vetoriais detalhados ao Google, e essas agências incluem o USDA Forest Service, o US National Park Service, o US Geological Survey, vários municípios e condados, etc. Esses dados são usados para demarcar fronteiras e cursos d'água em mudança, exibir novos caminhos para bicicletas, entre outras coisas, e isso ajuda a manter o "mapa base" o mais atualizado possível.
Google Street View é uma viagem rodoviária sem fim. Com uma enorme frota de veículos espalhados pelo planeta, o seu objectivo é conduzir repetidamente em todas as estradas acessíveis que encontrem - ao mesmo tempo que tira fotos de 360 graus para onde quer que vá.
Baseado nas coordenadas GPS desses veículos, o Google sobrepõe as suas imagens do Street View no topo do seu mapa base.
Satélites
Outra camada do Google Maps é a sua vista de satélite. Estas imagens são cruzadas com outras camadas de dados, como o Street View, assim como dados enviados por agências externas. Isto ajuda o Maps a captar alterações geológicas, edifícios novos e alterados, etc.
Location Services
Não há muita informação disponível sobre como o Google utiliza exactamente os serviços de localização móvel para manter o Maps actualizado, mas desempenha claramente um grande papel.
Sim, isso mesmo: se o Google tem acesso aos dados de localização coletados pelo seu smartphone, então você faz parte da operação de crowdsourced do Google para melhorar e expandir o Maps. Seus dados de localização podem ser usados para coisas como atualizações de tráfego em tempo real, estimando as velocidades de tráfego atuais e identificando desvios de estrada. Se uma rota ocupada de repente não tiver tráfego, o Google Maps pode assumir que existe um desvio e ajustará as direcções em conformidade.O Google também utiliza estes dados para estimar as horas em que as empresas individuais estarão ocupadas. O Google também utiliza estes dados para estimar as horas em que as empresas individuais estarão ocupadas. Um pouco assustador, talvez, mas é mais uma tentativa de colocar essa informação offline online.
Google Maps Users
Google map maker é uma outra forma de o Google Maps estar a fazer o seu funcionamento de crowdsourcing, e este é um programa que existe desde 2008 .
Trabalhar da mesma forma que o Open street map, o Google Map Maker permite que qualquer pessoa contribua com os seus conhecimentos locais para o Google Maps. A boa notícia é que a maior parte desta funcionalidade está a ser incorporada no próprio Maps e o Cartógrafo será definitivamente encerrado em 2017 quando a transição estiver concluída.
Em suma, os utilizadores podem editar os mapas do Google com as suas próprias contribuições pessoais. É possível adicionar e editar lugares, novas estradas, contornos de edifícios e trilhas para caminhadas. E se você acha que pode escapar com vandalismo, pense novamente: as edições dos usuários podem ser revistas por outros usuários.
Isso significa que há um enorme exército de editores públicos que mantêm o Google Maps atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto é especialmente útil para mapear locais de difícil acesso e para reunir conhecimentos que de outra forma estariam fora do alcance ou da consciência do Google.
Além do seu exército de editores, o Google também tem milhões dos chamados guias Locais. Guias Locais é uma funcionalidade que o lembrará do Foursquare e é a tentativa do Google de recolher uma camada de dados mais subjectivos para colocar sobre o seu mapa base.
Quando estiver no Google Maps, vá a My Contributions e poderá procurar diferentes locais na sua área. Ao deixar uma revisão, responder a algumas perguntas e enviar uma foto, você pode contribuir para esta camada adicional de dados.
Este conhecimento local ajuda o Maps a conhecer coisas como a vibração de um café, se um hotel tem estacionamento, ou se um restaurante tem opções vegan. Em troca de contribuições, os usuários podem ganhar recompensas como o aumento do armazenamento no Google Drive.
Quando há um erro no Google Maps
Todos os dias, são feitas grandes quantidades de mudanças no Google Maps. Algumas delas podem ser a adição de novos lugares e novas estradas enquanto outras podem envolver a correção de erros.
Muitas delas são corrigidas por acaso por membros do público: edição de descrições de lugares, adição de estradas, e assim por diante. No entanto, além disso, o Google tem uma grande equipe de pessoas trabalhando através dos milhares de relatórios que são arquivados no Google a cada dia.
Um bom pedaço desses relatórios são revisados e agem manualmente. Isto é feito usando o Atlas, o próprio programa de edição de mapas do Google. Novas rotas são desenhadas à mão, estradas são ligadas, novas construções mapeadas, etc.
Este é um projeto que nunca irá terminar. Com milhares de novas estradas sendo construídas a cada dia e cidades mudando as regras de trânsito quando necessário, o Google Maps estará sempre travando uma batalha para se manter preciso.
Artigos semelhantes
- Google Maps: Como funciona a navegação por GPS sem internet quando guardamos os mapas offline do Google Maps?
- Como é que o Google Maps está offline em comparação com o Maps.me?
- O Apple Maps pode alguma vez ser melhor que o Google Maps?
- Por que o Google não fez o seu próprio chipset para telefones Pixel como a Apple fez para o iPhone 7 (e versões anteriores)?