Qual é o uso do terminal de proteção em Megger para o teste de resistência de isolamento?
Fui treinado extensivamente no uso do cabo da Guarda com o testador IR Megger. O Guard age como um aterramento em um circuito regular, na medida em que cria algo como um ponto de referência que exclui partes do circuito que você não quer envolver no resto do teste.
Vamos dizer que você está testando um transformador monofásico padrão cheio de óleo (não precisa ser cheio de óleo, ele pode trabalhar com ar, apenas usando isso para ajudá-lo a visualizar). Você quer testar a resistência de isolamento do enrolamento primário ao terra, do enrolamento secundário ao terra e do primário aos enrolamentos secundários, mas em todos estes testes, há três componentes ainda no transformador.
O protetor é ligado à parte do sistema que você não quer afetar o teste, então para o teste do primário ao terra, você liga o protetor aos enrolamentos secundários, e qualquer corrente que o protetor pega é cancelada pelo software do testador para que ele só veja exatamente o que está acontecendo entre o enrolamento primário e o terra. O próximo teste é secundário à terra e você move o protetor para o enrolamento primário para que qualquer corrente no enrolamento primário não afete o teste secundário à terra. Para o terceiro teste, primário para secundário, você coloca o protetor no solo para que qualquer corrente no solo seja removida da leitura e você tenha uma melhor imagem da força de isolamento entre os enrolamentos primário e secundário.
alguns grupos de teste não gostam de usar o protetor porque é uma nova variável possível para teste, e posso dizer que às vezes há uma diferença e às vezes não há, mas a forma como o equipamento é projetado, é para lhe dar um resultado melhor, então por que você não o usaria?