Por que chamamos o iPad ou HP Slate de 'tablets'?
O termo "pad" para um dispositivo de computação portátil não muito diferente do iPad foi usado pela primeira vez por Isaac Asimov (o Pad Calculator da Fundação, 1961) que foi a inspiração para o News Pad no filme de 1965: A Space Odyssey 2001. Em 1966, Star Trek tinha dispositivos eletrônicos de clip-board que evoluíram para os dispositivos PADD (Personal Access Data Display) de Star Trek: a Próxima Geração que parecem surpreendentes como os tablets modernos. Em 1994, a UE teve um projeto para desenvolver um dispositivo de consumo de mídia chamado OMI-NewsPAD (nomeado em homenagem ao dispositivo fictício da Clarke&apos).
Em 1999, a Intel introduziu um tablet touch-screen originalmente chamado "WebPAD", mas mais tarde renomeou o "Intel Web Tablet". Posteriormente, a Microsoft estabeleceu padrões baseados no produto Intel's parceiro chamado "Microsoft Tablet PC" especificação - que cimentou firmemente o nome "tablet" com um computador portátil com uma tela sensível ao toque na imprensa popular e vernáculo do usuário do Windows.
Porquê "tablet" em vez de "pad"? Nomeadamente porque "tablet" tem uma conotação de peso e durabilidade (pense em tablets de pedra). Os Tablet PCs da Microsoft eram bastante pesados, volumosos e caros em comparação com os tablets modernos, e muitas vezes incorporavam componentes mecânicos aptos a quebrar, por isso a conotação era importante para atestar a durabilidade e utilidade dos dispositivos.