Casa > A > Algum Dos Colaboradores Da Bíblia Realmente Conheceu Jesus?

Algum dos colaboradores da Bíblia realmente conheceu Jesus?

O discípulo Pedro, outro dos 12, tem as suas memórias gravadas no Evangelho de Marcos. A língua nativa de Pedro era aramaico e Marcos provavelmente trabalhou durante anos como seu tradutor oral antes de escrever as lembranças de Pedro em grego. Pedro acabaria aprendendo grego o suficiente para escrever as duas epístolas ou carta a ele atribuídas.

O evangelho de Lucas foi escrito por Lucas, o médico, que não parece ter sido testemunha ocular do próprio Jesus encarnado. Ao invés disso, ele faz questão de afirmar que está confiando em testemunhas oculares por tudo o que está escrevendo (Lucas 1:2). Ele é o único escritor que parece ter passado muito tempo consultando mulheres, já que inclui muitas lembranças de Maria, a mãe de Jesus. Ele também foi claramente uma testemunha ocular de muitos dos eventos de Pentecostes que aconteceram no livro de Atos, que ele também escreveu, e parece que ele realmente viajou com Paulo em suas viagens missionárias.

Paul tem um dos comentários mais interessantes sobre o encontro com Jesus. Provavelmente é melhor lê-lo em contexto. 1 Coríntios 15,3-8 "Porque eu vos entreguei como de primeira importância o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados de acordo com as Escrituras, que foi sepultado, que ressuscitou ao terceiro dia de acordo com as Escrituras, e que apareceu a Cefas, depois aos doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda está viva, embora alguns tenham adormecido. Então ele apareceu a Tiago, depois a todos os apóstolos. Por último, como a um inoportuno, ele também me apareceu a mim". Claramente esta última aparição foi uma experiência pós Ascensão desde que Paulo não se tornou um crente até vários anos após o estabelecimento da igreja. Só ele escreveu 13 dos 26 livros do Novo Testamento.

Ninguém sabe exatamente quem escreveu o livro de Hebreus. O melhor palpite é um judeu convertido como Apolo ou Áquila que não foi testemunha ocular de Jesus, mas ainda muito inspirado por ele e totalmente convencido de sua identidade humana e divina.

O livro de Tiago é escrito pelo irmão atual (tecnicamente meio-irmão) de Jesus que seria uma figura importante na igreja de Jerusalém até o cerco de Jerusalém em 67 D.C. Como ele não foi discípulo de Jesus durante seus anos de ministério, mas apenas o conheceu como um membro da família, sua perspectiva sobre Jesus é muito única e prática. Ele é o Tiago ao qual Paulo se refere na citação acima.

O livro de Judas é atribuído a outro irmão físico de Jesus.

O discípulo João também escreveu três cartas e o "Apocalipse", o livro profético que a maioria chama de Apocalipse que, como o último livro do Novo Testamento pode ter sido escrito tão tarde quanto 90 ou 95 d.C.

Todos os outros documentos foram provavelmente escritos com algumas décadas de vida de Jesus. Mateus, Lucas e Paulo fazem muitas referências a figuras políticas contemporâneas. Considere por exemplo Lucas 3:1-2 "No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da região de Ituraéia e Traconite, e Lisanias tetrarca de Abilene, durante o sumo sacerdócio de Anás e Caifás, a palavra de Deus veio a João, filho de Zacarias, no deserto."

O livro de Atos também contém relatórios detalhados de diálogos entre Paulo e o governador Félix, o rei Agripa, o governador Festo e o imperador Cláudio que reinou de 41 a 53 d.C. apenas 8-20 anos após a morte de Jesus.

No que diz respeito à historiografia documental, os primeiros manuscritos existentes do Novo Testamento datam do século III que, por todos os padrões acadêmicos, é surpreendentemente fresco. Em contraste, o mais antigo manuscrito conhecido do Bhagavad Gita, Hinduísmo texto mais sagrado é de 1488 d.C. e que para um texto que se presumiu ser composto ca. 600 a.C.

Se você realmente quer ser cínico, você pode duvidar de praticamente qualquer coisa. Mas, com respeito a todos os padrões acadêmicos comuns, a confiabilidade histórica dos documentos do Novo Testamento é A++. Agora, você ainda está livre para duvidar dos ensinamentos de Jesus e dos relatos de seus milagres para não mencionar a sua ressurreição. Mas, você precisaria escolher fazer isso por outras razões que não a confiabilidade histórica do Novo Testamento.

Tudo de bom enquanto você continua sua busca.

De Reckford

Quem são hoje os descendentes de José, o marido de Maria? :: Qual é a sua história sexual favorita?