Críquete (esporte): O T20 Cricket está a matar habilidades reais de cricket?
Não sou um grande fã do T20 ou de novos ODIS ou uma questão de facto de jogos de alta pontuação, por isso a minha resposta pode soar tendenciosa. Que o T20 está mudando o cenário do cricket com certeza para o bem ou para o mal, depende de como você gosta de cricket. Algumas pessoas adoram ver a bola a dançar à volta do chão e ser devolvida pelo público. Os limites funcionam como a marijuana e mais o melhor funciona perfeitamente para eles. Alguns querem ir devagar e aproveitar as raras doses, pequenas e lentas.
Lembro-me do 1º ODI da Índia e da África do Sul em 2013 no qual Rohit Sharma jogou contra Dale Steyn e não conseguiu tocar em 18 bolas contínuas. Eu não consegui encontrar o vídeo, mas tenho o cartão de pontuação. Rohit Sharma enfrentou 43 bolas para suas 18 enquanto perseguia 350+ corridas.
Same Rohit Sharma marca toneladas de corridas em T20s. Você pode estar pensando que é apenas um dos incidentes, mas a verdade é que quando os arremessos começam a ajudar os lançadores, todos os lançamentos extra exclusivos vão para um arremesso.
O meu único problema com o T20 e ODIs hoje em dia é que ele fez a equação taco a bola extremamente desequilibrada.
Aqui estão os meus pontos:
- No T20, uma equipe tem que jogar apenas 20 overs, o que significa que eles têm 2 overs por jogador para jogar. Além disso, eles recebem arremessos planos, limites curtos, tacadas livres para não ter bolas, poder de jogo e o que não tiver. E se, houver apenas 5 wickets por turno em vez de 10? Os batedores correm o mesmo risco de bater em reverse sweep, scoop ou lofted cover drive, especialmente quando estão com um postigo a menos? Mude o número de postigos por turno para 4 ou 5 de 10 e veja a magia. Aposto que T20 não será o mesmo.
- Não entendo porque ICC é tão tendencioso em relação aos batedores. De acordo com as novas regras das ODIs, os primeiros 10 overs terão 2 fielders fora dos 30 metros, de 11 a 40 apenas quatro e de 40 a 50 cinco. Se a equipa de campo colocar 3 jogadores de campo no lado da perna, ela convida os batedores para trocar de batedores. Se a troca de rebatidas é permitida porque é que a equipa colhedora não pode mudar de posição durante o run up dos lançadores? Deixe os batedores continuarem a adivinhar onde estão os colhedores.
- Espessura do taco: Depois do jogo Índia-Paquistão em Dhaka no qual Shahid Afridi acertou dois seis contra Ashwin em duas bolas realmente boas, Sanjay Manjrekar fez uma comparação para os tacos. É assim que os novos tacos são comparados aos mais antigos.
O ponto doce para o taco aumentou significativamente, então acertar seis em posições ímpares tornou-se mais fácil. Para mim, não é classe, mas uma vantagem injusta dada aos batedores. Acho que podem achar esta captura de ecrã muito divertida.
O primeiro taco foi usado pelo Barry Richards no WACA em 1970 para as suas 325 corridas. O segundo taco pertence a David Warner.
4. No T20, não existe alcance de tacada reversa, pois 20 overs não são suficientes para fazer uma bola envelhecer. Além disso, a teoria de duas bolas em ODIs garantiu que o swing reverso saia da moda. Isto é realmente entristecedor pois os lançadores perderam uma arma muito importante.
Eu sei que hoje em dia os batedores tornaram-se inovadores em corridas de pontuação. Mas e os batedores? Depois de 10 anos, quando eu procuro os lançadores com feitiços extraordinários, ou com bowling agressivo ou com empregadas contínuas, eu dificilmente encontraria qualquer entrada. E isso é desanimador.
Artigos semelhantes
- Críquete (esporte): Porque é que o sledging não é considerado ilegal em Cricket?
- Porque é que os jogadores de críquete indianos não jogam nas ligas T20 em todo o mundo, excepto o IPL?
- Porque é que o críquete T20 não faz parte das Olimpíadas?
- Se a capitania da equipe de críquete indiana for dada a Rohit Sharma, ele pode ganhar a Copa do Mundo T20 2021 com a mesma equipe indiana?