Porque é que as montanhas não se dissolvem durante a chuva ácida?
Por algumas razões...P>>ol>li>li>são. Todas as montanhas estão a ser gradualmente desgastadas pelo tempo.>li> A maior parte das rochas é bastante dura, e as montanhas são grandes. Leva muito tempo para que as mudanças sejam perceptíveis. Se você olhar a pedra entalhada em um prédio ou estátua exposta ao tempo, você pode ver as mudanças muito mais facilmente.>li> Só calcários e tipos relacionados são vulneráveis a ataques de ácido. O ácido reage com o carbonato de cálcio que compõe a rocha para produzir (exemplo típico) ácido sulfúrico fraco + carbonato de cálcio torna-se sulfato de cálcio e dióxido de carbono. As rochas que não contêm carbonato de cálcio não são atacadas desta forma.
Para mostrar isto em casa, encontre um pouco de calcário ou mármore, e um segundo pedaço de ardósia, granito ou arenito. Coloque um pouco de ácido em ambos, e observe -( se você estiver usando algo forte como ácido de bateria, use equipamento de segurança apropriado. Se você estiver usando vinagre ou suco de limão, então use o bom senso) O ácido no calcário deve borbulhar - este é o dióxido de carbono sendo liberado.
Geólogos durante o trabalho de campo terão às vezes uma pequena garrafa de ácido com eles, para usar como um método áspero e pronto de estimar o conteúdo de carbonato de cálcio de uma amostra.
Artigos semelhantes
- Porque é que a minha chuva 4G é descarregada ilimitadamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a minha chuva é tamponada sob 1MB ps?
- Porque é que o sinal de televisão cai durante a chuva ou uma tempestade?
- Porque é que os vulcões activos e as cadeias de montanhas estão localizados ao longo dos limites das placas?
- O que acontece à chuva durante uma tempestade relâmpago?