Quais são alguns exemplos do conceito de espécie biológica?
O biológico espécies O conceito define uma espécie como "membros de uma população que realmente ou potencialmente cruza na natureza ..." (fonte Evolução compreensiva de UC Berkeley ).
Por exemplo, as duas espécies de orangotangos, Bornéu e Sumatra (Pongo pygmaeus e Pongo abelii) não seria considerada uma espécie porque habitam duas ilhas distintas. Os orangotangos não nadam, portanto nunca acasalariam na realidade e não são considerados uma espécie de acordo com o conceito de espécie biológica. Eles podem e têm cruzado em zoológicos. No entanto, por estarem em duas ilhas distintas na natureza, pode-se argumentar que são duas espécies separadas que nunca se reproduziriam.
Agora, os babuínos hamadryas e babuínos são considerados duas espécies diferentes devido à sua genética ( Papio hamadryas e Papio anubis), mas eles podem e ocasionalmente cruzam. Assim, de acordo com o conceito de espécies biológicas, você poderia considerá-las uma espécie. Eles entram em contato um com o outro na natureza e se cruzam.
Leões e tigres podem se reproduzir em cativeiro e alguns de seus filhotes são até férteis. Por um lado, você poderia argumentar que isso significa que as duas são uma espécie. Eles poderiam potencialmente cruzar a natureza sob circunstâncias muito extremas ou improváveis. Como você pode ver, o conceito de espécie biológica não deixa de ter falhas. Às vezes, é muito útil e outras vezes não é tão adequado quanto outras idéias.