Quais são os principais e menores contribuidores de ressonância para o ânion de formato, #HCO_2 ^ - #?

O ânion de formatoou #"HCO"_2^(-)#, possui dois contribuidores principais e um secundário na sua estrutura híbrida.

Aqui estão os três estruturas de ressonância para o ânion formato

http://chemwiki.ucdavis.edu/Organic_Chemistry/Organic_Chemistry_With_a_Biological_Emphasis

Vamos analisar todas essas três estruturas de ressonância para determinar os contribuintes menores e maiores.

Estrutura A e estrutura B são equivalentes do ponto de vista da estabilidade; ambas as estruturas possuem octetos para todos os átomos envolvidos, e a carga negativa é colocada no átomo eletronegativooxigênio.

Estrutura C é o estranho porque praticamente não possui todas as características de uma grande estrutura de ressonância. A diferença mais importante entre C e as outras duas estruturas é o fato de o átomo de carbono ter um octeto incompleto.

O próximo na fila é o número de ligações covalentes. Quanto maior o número de ligações covalentes uma ressonância tem, mais estável e mais importante é. A e B cada um tem ligações covalentes 4, enquanto C possui apenas 3.

Passando para a separação de carga. Estruturas de ressonância estáveis ​​têm a menor quantidade de separação de carga, o que implica automaticamente, nesse caso, que C não é tão estável quanto A e B.

Portanto, o ânion do formato tem estruturas de ressonância principais 2, aqui rotuladas A e Be um colaborador menor, estrutura C. Aqui está como a estrutura híbrida do íon formato seria

http://chemwiki.ucdavis.edu/

http://chemwiki.ucdavis.edu/Organic_Chemistry/Organic_Chemistry_With_a_Biological_Emphasis/Chapter_02%3A_Introduction_to_organic_structure_and_bonding_II/Section_2.2%3A_Resonance