Qual é a fórmula básica para uma equação de deslocamento duplo?
Responda:
#color(red)("AB")color(white)(l) +color(white)(l) color(blue)("CD")color(white)(l) rarr color(white)(l) color(red)("A")color(blue)("D")color(white)(l) + color(white)(l) color(blue)("C")color(red)("B"#
Explicação:
Em um substituição dupla (deslocamento) reação, dois reagentes se combinam para formar duas novas substâncias, via comutação dos cátions de cada substância:
Vamos ilustrar isso com uma amostra de reação:
Suponha que hidróxido de sódio e ácido clorídrico são misturados solução aquosa (isto é, em uma solução em que a água é o solvente).
Temos nossos reagentes:
-
#color(red)("NaOH")#
-
#color(blue)("HCl"#
Este será um substituição dupla reação, porque existem duas substâncias que reagem que podem tanto dissociar em seus íons componentes em solução, que permite que os íons se movam e se combinem com outras espécies.
Assim, teríamos a reação
#color(red)("NaOH")(aq) + color(blue)("HCl")(aq) rarr color(red)("Na")color(blue)("Cl")(aq) + overbrace(color(red)("H")color(blue)("OH")(l))^("or H"_2"O, water")#
Observe como os cátions trocado compostos para formar duas novas substâncias.
#--------------------------#
Algo para anotar ao trabalhar com deslocamento duplo reações é descobrir se a reação ocorrerá ou não.
Para descobrir isso, devemos nos referir a um tabela de solubilidade como o abaixo:
Na equação acima, notamos uma substância que é dissolvida em solução (aquosa) com um #(aq)#. Nos referimos às diretrizes de solubilidade acima para descobrir se uma substância é considerada solúvel (ou seja, tem um #(aq)#) ou insolúvel (ou seja, é apenas um sólido, #(s)#), com base nos íons presentes.
Se todos os reagentes e produtos são solúveis e estão presentes como íons dissolvidos em solução aquosa, então * nenhuma reação ocorre* porque todos os íons são simplesmente solvatados por moléculas de água e não há "impulso" para realizar uma reação.
Um ótimo exemplo desse "impulso" necessário é a formação de um precipitado, que é um sólido insolúvel que se forma em uma reação de dupla substituição.
Aqui está um exemplo de reação de precipitação:
#color(red)("Pb(NO"_3")"_2) (aq) + 2color(blue)("KI")(aq) rarr 2color(blue)("K")color(red)("NO"_3)(aq) + overbrace(color(red)("Pb")color(blue)("I"_2)(s))^"solid precipitate"#
Sabíamos que #"PbI"_2# era um sólido porque é considerado insolúvel de acordo com as diretrizes de solubilidade acima.
#" "#
Aqui está um exemplo em que nenhuma reação ocorre:
#color(red)("NaCl")(aq) + color(blue)("KBr")(aq) rarr color(red)("Na")color(blue)("Br")(aq) + color(blue)("K")color(red)("Cl")(aq)#
Todas as espécies aqui são solúvel (de acordo com as diretrizes) e, portanto, têm uma #(aq)# depois deles. Como a solução resultante é simplesmente íons dissociados em solução, nenhum formulário de novos produtos e assim nenhuma reação ocorre.
#" "#
Podemos até examinar o primeiro exemplo de reação que usamos acima. Esse é um tipo especial de reação de dupla substituição chamado de neutralização reação, em que um ácido (#"HCl"#) e uma base #("NaOH"#) (ambos existem como íons em solução) se combinam para formar um sal e água (que é um líquido e, portanto, não está presente como íons dissolvidos).
Como nem todas as espécies estão presentes como íons, ocorre uma reação. Isso é verdade para todos reações de neutralização.