Qual é a fórmula da área de superfície para uma pirâmide retangular?
Responda:
#"SA"=lw+lsqrt(h^2+(w/2)^2)+wsqrt(h^2+(l/2)^2)#
Explicação:
A área da superfície será a soma da base retangular e da #4# triângulos, nos quais existem #2# pares de triângulos congruentes.
Área da base retangular
A base simplesmente possui uma área de #lw#, já que é um retângulo.
#=>lw#
Área dos Triângulos Frente e Verso
A área de um triângulo é encontrada através da fórmula #A=1/2("base")("height")#.
Aqui, a base é #l#. Para encontrar a altura do triângulo, devemos encontrar o altura de inclinação naquele lado do triângulo.
A altura inclinada pode ser encontrada através da resolução da hipotenusa de um triângulo retângulo no interior da pirâmide.
As duas bases do triângulo serão a altura da pirâmide, #h#e metade da largura, #w/2#. Através de teorema de Pitágoras, podemos ver que a altura inclinada é igual a #sqrt(h^2+(w/2)^2)#.
Esta é a altura da face triangular. Assim, a área do triângulo frontal é #1/2lsqrt(h^2+(w/2)^2)#. Como o triângulo traseiro é congruente à frente, sua área combinada é duas vezes a expressão anterior, ou
#=>lsqrt(h^2+(w/2)^2)#
Área dos Triângulos Laterais
A área dos triângulos laterais pode ser encontrada de maneira muito semelhante à dos triângulos anterior e posterior, exceto pelo fato de sua altura inclinada ser #sqrt(h^2+(l/2)^2)#. Assim, a área de um dos triângulos é #1/2wsqrt(h^2+(l/2)^2)# e ambos os triângulos combinados são
#=>wsqrt(h^2+(l/2)^2)#
Superfície total
Basta adicionar todas as áreas das faces.
#"SA"=lw+lsqrt(h^2+(w/2)^2)+wsqrt(h^2+(l/2)^2)#
Esta não é uma fórmula que você deve tentar memorizar. Em vez disso, é um exercício de realmente entender a geometria do prisma triangular (além de um pouco de álgebra).