Qual é a principal diferença entre um hemiacetal cíclico e um acetal cíclico?
A acetal cíclico é um grupo protetor. Forma-se quando você reage um aldeído em ácido com um diol orgânico como o etanodiol. tem dois ataques nucleofílicos no mesmo carbono carbonil aqui, um dos quais é um formação de anel intramolecular.
A hemiacetal cíclico é formado quando você protonar um aldeído que tem um grupo hidroxil longe o suficiente para que um formação de anel intramolecular pode ser feito, mas com apenas um ataque nucleofílico no mesmo carbono carbonil, não dois.
Ou, em vez de protonar o oxigênio carbonil do aldeído, você pode desprotonar o cátion hidroxil de alguma forma (como fazer um derivado de sódio do composto), que é o que é mostrado na parte inferior.
MECANISMO ACETAL CÍCLICO
- Estamos começando com uma acetona já protonada. isso foi protonado com um pouco de hidrônio. O pKa de etanodiol é de cerca de #14.2#, comparado ao da água, que é de cerca de #15.7#, para que a água retenha melhor sua forma protonada (hidrônio), o que significa que a água é um "agente de transferência de prótons" ligeiramente melhor do que o etanodiol.
- Transferência de prótons parte 1. Estamos tentando remover a parte superior #"OH"# grupo, já que queremos substituí-lo pelo grupo protetor.
- Transferência de prótons parte 2. Este é o passo que ajuda a ocorrer, transformando o hidróxido de topo em um grupo de saída melhor.
- Colapso tetraédrico faz com que o #"OH"_2^(+)# sair, dando outro intermediário protonado. Isso é suscetível à formação de anel intramolecular.
- E isso acontece. o formação de anel.
- Regenere a forma dominante do catalisador ácido.
MECANISMO HEMIACETAL CÍCLICO
Nós vamos pular direto para o ataque nucleofílico porque você entendeu a ideia agora.