Quando a pressão em um gás aumenta, o volume aumenta ou diminui?
A resposta a essa pergunta vem de experimentos feitos pelo cientista Robert Boyle, em um esforço para melhorar as bombas de ar. Nos 1600, Boyle mediu os volumes de gases em diferentes pressões. Boyle descobriu que quando a pressão do gás a uma temperatura constante aumenta, o volume do gás diminui. quando a pressão do gás diminui, o volume aumenta. essa relação entre pressão e volume é chamada Lei de Boyle.
Portanto, a temperatura constante, a resposta para sua resposta é: o volume diminui na mesma proporção que a proporção de pressão aumenta.
MAS, em geral, não há uma resposta única para sua pergunta. Depende do contexto.
Por exemplo, se você colocar o gás em um tanque de aço rígido (o volume é constante), poderá aquecê-lo, provocando um aumento de pressão. Mas você não receberá nenhuma alteração no volume.
Ou, se você aquecer o gás em um recipiente parcialmente elástico (como um pneu ou uma bola de futebol), você terá um aumento de volume e um aumento de pressão.
FINALMENTE, se você inflar uma bola de chiclete, o volume será aumentado sem nenhuma mudança de pressão e temperatura, porque você aumentou o NÚMERO de moléculas no balão.
Existem muitas outras maneiras de alterar o volume e a pressão de um gás diferentes do experimento de Boyle.