Quanto ferro é necessário para matar uma estrela?
Responda:
Quando a massa de ferro no núcleo de uma estrela atinge cerca de 1.4 vezes a massa de o sol, a estrela morrerá efetivamente.
Explicação:
Grandes estrelas sobre as massas solares 8 fundem elementos progressivamente mais pesados ao longo de sua vida. Quando o processo de fusão produz níquel e ferro, a estrela chega ao fim de sua vida em questão de dias.
No final de sua vida, a estrela está em camadas. Possui uma camada externa de hidrogênio e, em seguida, uma camada de hélio. O elemento mais pesado Níquel e Ferro são mais densos e estão no centro ou no núcleo da estrela. Ferro e níquel são produzidos por um processo de fusão envolvendo silício.
Como requer energia adicional para fundir o ferro, o núcleo se torna inerte, pois não podem ocorrer reações de fusão. Quando o núcleo atinge as massas solares 1.4, o núcleo entra em colapso sob a gravidade para formar uma estrela de nêutrons ou um buraco negro. Esse processo pode iniciar reações de fusão em camadas externas, o que faz com que a estrela exploda violentamente como uma supernova.
Uma vez que o núcleo estelar colapsou em uma estrela de nêutrons ou um buraco negro, a estrela está efetivamente morta.