Quantos orbitais p estão ocupados em um átomo de K?
Potássio (#"K"#) está localizado no grupo 1, período 4 do tabela periódica e tem um número atômico of 19.
Como você está lidando com um átomo neutro, o número de elétrons #"K"# tem que ser igual 19. Você pode determinar quantas orbitais p estão ocupados em um #"K"# átomo escrevendo sua configuração eletrônica
#"K": 1s^(2) 2s^(2) 2p^(6) 3s^(2) 3p^(6) 4s^(1)#
Como você pode ver, o 2p e 3p cada subnível contém seis elétrons, o que significa que eles estão completamente ocupados. Como todo subnível p tem um total de três orbitais p - #p_x#, #p_y#e #p_z# - o número de orbitais p ocupado em um #"K"# átomo é igual a 6 - Orbitais p 3 no subnível 2p e orbitais p 3 no subnível 3p.
Uma maneira mais rápida de descobrir quantas orbitais p estão ocupados em um #"K"# átomo é olhando a tabela periódica. A tabela periódica é dividida em blocos, como você pode ver aqui
Portanto, tudo o que você precisa fazer é ler a tabela periódica da esquerda para a direita em cada período - como faria com uma frase - até chegar ao potássio.
Se você fizer isso, notará que passou por dois subníveis p: o que começa em #"B"# e termina às #"Ne"# - o subnível 2p - e o que começa em #"Al"# e termina às #"Ar"# - o subnível 3p. Mais uma vez, a conclusão é que #"K"# possui orbitais p 6 que contêm o 12 de seus elétrons 19.