Que evento no 1956 ameaçou o fluxo de petróleo do Oriente Médio para a Europa?

Responda:

A Crise de Suez.

Explicação:

O canal de Suez, que foi construído e controlado pelos britânicos e franceses, foi nacionalizado pelo líder egípcio Presidente Nasser.

Os britânicos e franceses ficaram furiosos. Eles também perceberam Nasser como uma ameaça. O primeiro-ministro britânico Anthony Eden fez comparações entre Nasser e Hitler e achou que o erro da política de apaziguamento a esse último não deveria ser repetido.

O problema era que eles ainda viviam em uma cultura imperialista pré-guerra, nesse caso sustentando os impérios britânico e francês. O que eles não perceberam foi a extensão da mudança que ocorreu. Em particular, foi a União Soviética e, mais ainda, os EUA, que agora deram os tiros.

Os britânicos, franceses e israelenses estabeleceram um acordo secreto pelo qual os israelenses atacariam o Egito através de Sinai. Os britânicos e franceses usariam isso como uma desculpa para invadir e retomar o controle do canal.

O plano foi realizado, mas provou ser um desastre. Foi amplamente condenado nacional e internacionalmente. Terminou a carreira de Eden.

Os EUA ficaram furiosos e Eisenhower forçou uma retirada humilhante por não apoiar uma corrida à libra. Suez refletiu as mudanças ocorridas após o 1945 e, mais ainda, o fracasso das potências imperialistas européias em apreciar essas mudanças.