Que tipo de hibridação o átomo central em # "SF" _4 # possui?
Responda:
No tetrafluoreto de enxofre, o átomo central é #sp^3d# hibridizado.
Explicação:
Para determinar o hibridização orbital do átomo de enxofre, que é o átomo central do tetrafluoreto de enxofre, começa por escurecer as moléculas Estrutura de Lewis.
A molécula terá um total de 34 elétrons de valência, 6 de enxofre, e 7 de cada um dos quatro átomos de flúor.
O átomo de enxofre formará ligações simples com cada um dos átomos de flúor. Esses títulos serão responsáveis por 8 do 34 elétrons de valência. Cada átomo de flúor terá 3 pares de elétrons solitários para ter uma completa byte.
Esses pares solitários usarão 24 elétrons de valência, elevando o total de elétrons de valência usados para 32. Os dois elétrons restantes serão colocados no átomo de enxofre como um par solitário.
Agora concentre-se no átomo de enxofre. Observe que ele obtém um total de elétrons 10, 8 das ligações com flúor e 2 do par solitário. Isso é bem possível para o enxofre, pois ele tem fácil acesso aos orbitais 3d, o que significa que ele pode expandir seu octeto e acomodar mais de elétrons 8.
Você determina a hibridação do enxofre contando o número de regiões de densidade de elétrons que o rodeiam. Lembre-se, uma região de densidade de elétrons é uma ligação (ligações simples, duplas e triplas contam como um região de densidade eletrônica) ou um par solitário de elétrons.
Nesse caso, formas de enxofre 4 títulos simples e tem 1 par solitário, o que significa que número estérico, que é o nome dado ao número de regiões de densidade de elétrons, é igual a 5.
O número estérico fornecerá o número de orbitais híbridos que o átomo usa. Nesse caso, o enxofre usará cinco orbitais híbridos formado a partir de
- o orbital 3s;
- três orbitais 3p;
- um orbital 3d
O átomo central será assim #sp^3d# hibridizado.