Um jardineiro lança sementes 18 em um gráfico em forma de triângulo equilátero do medidor lateral 1. Então, pelo menos, a semente 2 está a uma distância de 25cm A instrução é verdadeira ou falsa?
Responda:
Sim
Explicação:
Divida o triângulo grande em #16# triângulos equilaterais com lados de comprimento #25cm#...
Cada semente está dentro ou no limite de pelo menos um dos triângulos menores.
Então se #17# Se as sementes estiverem distribuídas entre os pequenos triângulos, pelo menos um triângulo terá pelo menos duas sementes dentro ou no limite.
A distância entre duas sementes no mesmo triângulo ou no mesmo é no máximo #25cm#. Se for igual a #25cm# então eles devem estar em dois cantos.
Pelo menos um desses cantos é compartilhado com um pequeno triângulo adjacente. Portanto, se qualquer semente associada a esse triângulo adjacente estiver à distância máxima #25cm# então eles também devem estar nos cantos desse triângulo.
Continuando, descobrimos que, se tentarmos garantir a distância máxima de #25cm# entre todas as sementes, mantendo-as em seus pequenos triângulos, todas elas ficam sobre os cantos.
Há apenas #15# cantos nos quais as sementes podem ser colocadas, portanto a condição deve se romper e pelo menos #2# sementes estão mais perto do que #25cm#.