Quais dos seguintes são vetores e quais são escalares: distância, massa, tempo, peso, volume, densidade, velocidade, velocidade, aceleração, força, temperatura e energia?
Responda:
Ver abaixo.
Explicação:
vetor quantidades têm ambos magnitude e direção.
Escalar quantidades têm apenas magnitude.
Distância é uma quantidade escalar. Refere-se apenas à distância que um objeto percorreu. Por exemplo, pés 4 estão à distância; não fornece informações sobre direção. Dizer que um objeto percorreu os pés 4 é um tanto ambíguo. Para dizer que o objeto viajou pés 4 oeste, por exemplo, seria um deslocamentoe seria uma quantidade vetorial. Ele fornece uma imagem mais completa do que aconteceu.
Massa é uma quantidade escalar. Simplificando, refere-se à quantidade de matéria de que um objeto é composto. Tem magnitude, mas não dá indicação de direção em nenhum sentido. O vetor correspondente à massa é o peso.
Peso é uma quantidade vetorial. O peso é uma força, e as forças são vetores, ou seja, possuem magnitude e direção. O peso percebido de um objeto em repouso na Terra é dado por #W=vecF_g=mg#, o produto da massa do objeto e a queda livre aceleração constante, #g#, ou simplesmente igual à força da gravidade que atua no objeto. A força da gravidade atua para baixo.
Tempo é uma quantidade escalar (no que diz respeito a este nível). Ele fornece informações sobre magnitude, ou seja, como muito tempo, mas nenhuma informação sobre direção.
Volume é uma quantidade escalar. Refere-se à quantidade de espaço que um objeto ocupa e, portanto, possui magnitude, mas não fornece informações sobre a direção.
Densidade é uma quantidade escalar, possuindo apenas magnitude e não fornecendo informações sobre a direção. Também podemos argumentar que, como a densidade é igual à massa dividida por volume e a massa e o volume são quantidades escalares, a densidade também deve ser uma quantidade escalar.
Velocidade é uma quantidade escalar, possuindo apenas magnitude e não fornecendo informações sobre a direção. Por exemplo, #40 m/s# é uma velocidade, indica a velocidade com que um objeto está viajando, mas nada sobre qual direção o objeto está viajando. O vetor equivalente à velocidade é a velocidade.
Velocidade é uma quantidade vetorial. As velocidades têm magnitude e direção. Por exemplo, #40 m/s# NE é uma velocidade.
Aceleração é uma quantidade vetorial. A aceleração tem magnitude e direção. Por exemplo, #9.8m/s^2# para baixo ou #-9.8m/s^2# verticalmente é uma aceleração.
força é uma quantidade vetorial. A força tem magnitude e direção. O peso é um exemplo de força dado acima. Outra é a força de atrito, que tem alguma magnitude e atua na direção oposta à do movimento.
Temperatura é uma quantidade escalar. Uma medição de temperatura tem magnitude, mas não fornece informações sobre a direção.
Energia é uma quantidade escalar. Ele fornece informações sobre magnitude, por exemplo, quanta energia um objeto possui, mas nenhuma sobre direção.
Observe que certas quantidades que são escalares isoladas podem ser representadas como vetores quando discutimos intervalos ou como as quantidades mudam (por exemplo, medida de aumento ou diminuição).