Quais são as vantagens e desvantagens da espectroscopia de massa?
Responda:
Ver abaixo.
Explicação:
Algumas vantagens notáveis:
A espectrometria de massa (MS) fornece informações sobre o peso molecular do seu composto e, quando realizado em conjunto com uma análise de combustão, as porcentagens relativas de carbono, hidrogênio e oxigênio presentes. Isso é bastante útil na determinação de uma fórmula molecular para o composto que você está tentando identificar.
Além disso, a EM pode dizer se o composto contém certos elementos, como bromo e cloro, com base na abundância de seus isótopos. A presença desses halogênios é facilmente detectada através da observação das proporções de intensidade dos íons que diferem em duas unidades de massa atômica. Por exemplo, se o bromo estivesse presente em seu composto, você veria dois picos distintos nas massas dos dois isótopos (estáveis) do bromo, Br-79 e Br-81. Para o cloro, pode ser Cl-35 e Cl-37.
Massa espec. pode ser muito útil ao tentar discernir a identidade de um composto desconhecido quando usado em conjunto com outras técnicas de identificação como RMN de carbono e próton e espectroscopia de infravermelho. É claro que não tão útil se você estiver tentando distinguir entre compostos que têm a mesma fórmula molecular.
Algumas outras desvantagens incluem que você não seria capaz de distinguir entre isômeros de um composto com a mesma razão carga / massa (m / z). A separação de enantiômeros geralmente requer algo como uma coluna quiral.
Esta não é de forma alguma uma lista abrangente!
Espectro de massa contendo os isótopos de bromo: