Quais grupos funcionais estão presentes nos carboidratos?
Os carboidratos podem conter grupos hidroxila (álcool), éteres, aldeídos e / ou cetonas.
Os carboidratos são cadeias (ou polímeros) de moléculas básicas de açúcar, como glicose, frutose e galactose. Para ver quais grupos funcionais estão presentes nos carboidratos, devemos observar os grupos funcionais presentes nos blocos de construção mais básicos. Sacarídeos - e por extensão carboidratos - são compostos de apenas três átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio. A estrutura de um dos sacáridos mais comuns, a glicose, é mostrada aqui.
Aqui podemos identificar vários grupos funcionais hidroxil (álcool) e um grupo funcional aldeído. Os álcoois são caracterizados por #-OH# e aldeídos por #CH=O#. Essa estrutura básica é responsável por dois dos quatro grupos funcionais. Voltando a outro sacárido básico, a frutose, podemos identificar um grupo funcional cetona, como mostra a figura abaixo.
Aqui, porque o #C=O# Como a ligação é ligada por dois carbonos em vez de um carbono e um hidrogênio, é um grupo funcional cetona.
Por fim, devemos considerar grupos funcionais que surgem através da ligação de sacarídeos. Abaixo está a estrutura de um carboidrato dissacarídeo que consiste em glicose e frutose. Observe que aqui a glicose e a frutose são desenhadas em sua forma de anel cíclico.
Os dois sacarídeos estão ligados através de um átomo de oxigênio. Esse link é chamado de ligação glicosídica. Como a ligação glicosídica tem a forma, #R-O-R#, é um éter.