O que seria maior, # K # (átomo pai) ou #K ^ + #?
Responda:
#"K"#
Explicação:
Pense no que determina tamanho atômico primeiro, depois mude o foco para aplicar os mesmos conceitos para tamanho iônico.
Como você sabe, o tamanho de um átomo é determinado pela localização de seu átomo elétrons ultraperiféricosisto é, os elétrons localizados no maior nível de energia.
Simplificando, o mais distante longe os elétrons mais externos são do núcleo, o maior o tamanho atômico.
Como você sabe, os elétrons estão localizados em orbitais que correspondem a vários níveis de energia. o superior o nível de energia, mais distantes do núcleo estarão os elétrons que ele contém.
Potássio, #"K"#, está localizado no período 4, grupo 1 do tabela periódica, o que significa que possui um elétron no seu nível mais alto de energia.
O configuração eletrônica para um átomo de potássio neutro se parece com isso
#"K: " 1s^2 2s^2 2p^6 3s^2 3p^6 color(red)(4)s^1#
O tamanho de um átomo de potássio é determinado pela distância em que esse elétron solitário reside no nível mais alto de energia, isto é, no quarto nível de energia, é do núcleo.
Agora, o cátion de potássio, #"K"^(+)#, é formado quando o potássio perde seu elétron mais externo.
O configuração eletrônica do #"K"^(+)# cação se parece com isso
#"K"^(+): 1s^2 2s^2 2p^6 color(red)(3)s^2 color(red)(3)p^6#
Agora os elétrons mais externos estão localizados no terceiro nível de energia, mais próximo para o núcleo. É claro que isso implica que o íon é realmente menor em tamanho quando comparado com o átomo neutro.