Qual é a diferença básica entre a teoria da ligação de Valence e a teoria do orbital molecular ??? Muito básico. Obrigado.

DIFERENÇAS

Teoria da ligação de valência assume que os elétrons em uma molécula são simplesmente os elétrons nos orbitais atômicos originais, com alguns usados ​​enquanto ligação.

Em outras palavras, ele não explica a verdadeira distribuição de elétrons nas moléculas como moléculas, mas, em vez disso, trata os elétrons como se estivessem "localizados" nos próprios átomos.

By drawing a Lewis structure and describing the electron distribution on that, you are using valence bond theory.

Por outro lado, teoria orbital molecular é responsável pela "deslocalização" dos elétrons (como em #pi# sistemas como benzeno e piridina, como na química orgânica) e não assume que os elétrons estejam nos orbitais atômicos originais.

Em vez disso, diz que os orbitais atômicos se combinam para formar o mesmo número de novos orbitais moleculares, pois havia orbitais atômicos (conservação de orbitais) e a distribuição eletrônica é baseada nisso.

By working out a full molecular orbital diagram to see how the electrons are distributed then, you are using molecular orbital theory.

DESCOBERTAS / CONCLUSÕES

Como resultado, uma grande descoberta baseada na teoria orbital molecular é que corretamente explica que #"O"_2# desemparelhou elétrons (é paramagnético), enquanto a teoria da ligação de valência pensa #"O"_2# tem todos emparelhados elétrons.

No diagrama MO de #"O"_2#, você pode ver dois elétrons que não estão emparelhados no #pi_(2p_x)^"*"# e #pi_(2p_y)^"*"# orbitais moleculares anti-ligação.

Mas se você simplesmente olhar para a estrutura de Lewis, como a teoria dos laços de valência faz, não é óbvio que exista algum par elétrons de valência de todo.