Como a atmosfera nos protege dos raios ultravioletas?
A resposta é camada de ozônio.
A camada de ozônio ou escudo de ozônio refere-se a uma região de Estratosfera da Terra que absorve a maior parte do Ultravioleta do sol (UV) radiação.
Contém altas concentrações de ozônio (#O_3#) É um gás azul claro com um cheiro distintamente pungente. É um alótropo do oxigênio que é muito menos estável que o alótropo diatômico. O ozônio é formado a partir do dioxigênio pela ação da luz ultravioleta e também das descargas elétricas atmosféricas, e está presente em baixas concentrações em toda a atmosfera da Terra.
Embora a concentração de ozônio na camada de ozônio seja muito pequena, é de vital importância para a vida porque absorve a radiação ultravioleta biologicamente prejudicial proveniente de o sol. UV-C , que é muito prejudicial a todos os seres vivos, é totalmente filtrado por uma combinação de dioxigênio (<200 nm) e ozônio (> cerca de 200 nm) por cerca de quilômetros de altitude do 35. A luz UV também é importante, por exemplo, UV-B. Alguns UV-B, particularmente nos comprimentos de onda mais longos, atingem a superfície e são importantes para a produção de vitamina D.
Como o ozônio é transparente para a maioria dos UV-A, a maior parte dessa radiação UV de maior comprimento de onda atinge a superfície e constitui a maior parte dos UV que chegam à Terra. Este tipo de radiação UV é significativamente menos prejudicial ao DNA, embora ainda possa causar danos físicos, envelhecimento prematuro da pele, ...