Como a eletronegatividade afeta a força de um ácido?

Responda:

Dois fatores quase semelhantes funcionam por trás disso: 1. Do outro lado da tabela periódica, a acidez aumenta com o aumento da eletronegatividade. Mas como vamos 2. em um grupo na tabela periódica, a acidez aumenta com a diminuição da eletronegatividade.

Explicação:

O primeiro ponto faz bastante sentido. Mas o segundo é o confuso. Uma razão por trás desse fenômeno é o pequeno tamanho dos elementos no topo de um grupo de tabelas periódicas. À medida que descemos em um grupo, o tamanho do átomo aumenta. Então, qual é o problema com os átomos menores? O problema é que o comprimento da ligação também é curto. Portanto, é difícil para eles se dissociarem na água, o que não parece ser um problema para os átomos maiores do grupo.

Outra razão é a estabilidade do íon. Por exemplo, o HF é um ácido, dissocia-se na água e produz um próton. Nesse processo, #F^-# íon também é formado. Mas o íon fluoreto é um íon muito pequeno, com carga relativamente mais densa, o que o torna um íon instável. É por isso que o HF é um ácido mais fraco que o HCl e o HI, embora tenha uma maior eletronegatividade. Espero que esta imagem ajude.
insira a fonte da imagem aqui