Como os potenciais de ação viajam ao longo do axônio?
Um potencial de ação é gerado nas etapas 4:
-
Despolarização ao limiar.
-
Ativação dos canais de sódio e despolarização rápida: os íons sódio entram no citoplasma e a superfície da membrana interna muda de negativa para positiva.
-
Inativação de canais de sódio e ativação de canais de potássio:
em + 30 mV, fecham as portas de inativação dos canais de sódio (inativação do canal de sódio) e abrem os canais de potássio, iniciando a repolarização - Retornar à permeabilidade normal:
Os canais de potássio começam a fechar quando a membrana atinge o potencial de repouso normal (-70 mV) e quando os canais de potássio terminam de fechar, a membrana é hiperpolarizada para -90 mV
O potencial transmembranar retorna ao nível de repouso e o potencial de ação acaba.
Os potenciais de ação se movem ao longo de um axônio não mielinizado by propagação contínua , em que o potencial de ação em movimento afeta um segmento do axônio por vez. Uma corrente local despolariza o próximo segmento até o limite e o ciclo se repete, propagando o potencial de ação ao longo do axônio somente na direção 1, a uma velocidade de cerca de 1 metro / s.
Um potencial de ação se move ao longo de um mielinizada axônio por propagação saltatória , que é mais rápido e consome menos energia.
Na propagação saltatória, a corrente local produzida pelo potencial de ação “salta” do nó de Ranvier para o próximo.
Referências da Hole's A&P