Como um átomo com muitos nêutrons em relação aos prótons sofre decaimento radioativo?

Responda:

Explicação:

Se um núcleo for instável devido a muitos nêutrons, ele sofrerá deterioração Beta - isso significa que eles se tornam estáveis ​​emitindo uma partícula beta.

As partículas beta são essencialmente elétrons em movimento rápido. Para tornar o átomo estável novamente, um dos nêutrons se transforma em um próton. Como um próton é positivo enquanto um nêutron é neutro, isso significa que, de alguma forma, precisamos encontrar uma maneira de explicar a carga negativa perdida - assim como um próton, o nêutron também produz um elétron de alta energia (pense na negatividade de (o elétron balança a positividade do próton para tornar um nêutron neutro). Isso faz com que o massa atômica permanecer inalterado (os elétrons têm uma massa tão pequena que não faz sentido contar isso para isso), mas a número atômico aumenta em um porque o átomo ganhou essencialmente um próton e perdeu um nêutron.
Isso muda a proporção de volta, porque há menos nêutrons E mais prótons.

BBC Bitesize
Um exemplo é o Carbon-14 (número atômico 6) liberando uma partícula beta para se tornar Nitrogênio-14 (número atômico 7).
Note que o número atômico (número de prótons) aumentou em um e a massa permaneceu a mesma.

As partículas beta estão entre as partículas alfa e o terceiro tipo de radiação ionizante - raios gama - em termos de quão fortemente ionizante são. Eles também estão no meio para saber como são penetrantes e passarão pelo papel, mas serão interrompidos por papel de alumínio (alguns milímetros de espessura). Possui um alcance no ar de cerca de 15cm.

Espero que isso tenha ajudado! Deixe-me saber se eu posso fazer qualquer outra coisa, pois esta é uma das minhas áreas favoritas da física e eu adoraria falar sobre isso 🙂