Como você determina o número de oxidação do enxofre em cada uma das seguintes substâncias?

Responda:

#"A: S(VI+)".# #"B: S(IV+)".# #"C: S(-II)".# #"D: S(-II)".#

Explicação:

Estado / número de oxidação é a carga deixada no átomo central, quando todas as ligação pares de elétrons são quebrados com a carga atribuída ao átomo mais eletronegativo. A soma do números de oxidação é sempre igual à carga no íon. Claro que esse procedimento é um formalismo; no entanto, podemos atribuir estados / números de oxidação específicos para cada uma das espécies especificadas.

#A.# Temos dianion sulfato, #SO_4^(2-)#. O oxigênio geralmente tem um número de oxidação de #-II#, e faz aqui. portanto #S_"ON"+4xx(-2)=-2; S_"ON"=VI+#

#B.# Temos ácido sulfuroso, #H_2SO_3#. Novamente, o oxigênio geralmente tem um número de oxidação de #-II#, e faz aqui. O hidrogênio geralmente tem um número de oxidação de #+I#, e faz aqui. portanto #S_"ON"+3xx(-2)+2xx(+1)=0; S_"ON"=IV+#. Teríamos a mesma resposta se tratássemos ácido sulfuroso como o aducto #H_2O*SO_2#; enxofre é claramente #S(+IV)# in #SO_2#. Nós poderíamos tratar o ácido sulfúrico também o aduto de água de #SO_3#, Isto é, #H_2O*SO_3#; claramente, novamente, o enxofre é #S(+VI)# in #SO_3#

#C.# Temos dianion sulfeto, #S^(2-)#. A carga no íon é #-2#, e o átomo que carrega a carga deve ter um número de oxidação de #-II#.

#D.# Mais uma vez, temos dianion sulfeto, #S^(2-)#, ou pelo menos #H_2S#. O hidrogênio é #+I#, e a carga sobre o enxofre é #-2#aqui #S# tem um número de oxidação de #-II#. Novamente, a soma dos números de oxidação é igual à carga no íon; Aqui #0#.

Você pode me dizer os números de oxidação de #S# in #"thiosulfate"# ânion, #S_2O_3^(2-)#? Você pode atribuir um número médio de oxidação, mas eu gosto de pensar que aqui cada enxofre tem números de oxidação distintos, ou seja, no tiossulfato, um átomo de enxofre substitui o oxigênio em #SO_4^(2-)#, e assim atribuiria diferentes números de oxidação.