Escreva um mecanismo gradual que mostre como uma pequena quantidade de CH3CH3 pode se formar durante a bromação de CH4?

Aqui está o mecanismo desenhado. Retângulei onde o etano é produzido.

Algo a ter em mente aqui é não ficar tão envolvido com o equiv real. de moléculas representadas aqui. Essas etapas do mecanismo não são para rastrear quantas moléculas não reagiram ou reagiram, mas para rastrear que tipos de etapas principais ocorrem que descrevem os principais pontos da reação.

ETAPA DE INICIAÇÃO

Rastreando esse mecanismo, a etapa de iniciação clareia homoliticamente o #"Br"-"Br"# ligação, dando dois radicais de bromo.

ETAPAS DE PROPAGAÇÃO

Em seguida, um deles reage com o metano para clivá-lo heteroliticamente e formar um equiv. de um radical metil e #"HBr"#.

Outro equiv. do #"Br"_2# reage com o radical metil para formar um equiv. do #"CH"_3"Br"# e um equiv. de um radical bromo. Agora existem pelo menos dois equiv. do radical bromo no vaso de reação, que é o mínimo necessário para a primeira etapa de encerramento.

Agora, já que em algum momento das etapas de propagação, um radical metil se forma, se você tiver o equivalente. de cada reagente, existe a chance de dois radicais metila reagirem nas etapas de terminação e, nesse ponto, você formará etano.

Essa quantidade é pequena simplesmente porque nas etapas reais de propagação, é descrito que o radical metil que se forma deve reagir novamente com #"Br"_2#e, portanto, se a quantidade de cada reagente é tal que uma reação ocorre parcialmente até a conclusão, você pode obter alguns radicais metila extras que ainda não reagiram com mais nada. Essa é uma boa situação em que eles reagiriam um com o outro, e as etapas de encerramento explicam essa possibilidade.

PASSOS DE RESCISÃO

Os dois equiv. dos radicais bromo reagem à reforma #"Br"_2#. Dois equiv. dos radicais metila reagem para formar etano. Finalmente, outro equiv. do #"CH"_3"Br"# forma a partir da reação de um radical metil com um radical bromo.