# ICl # tem um ponto de ebulição mais alto que # Br_2 #. Qual é a melhor explicação para isso?
Responda:
Bem, claramente, as forças intermoleculares que operam no interhalogênio são de maior magnitude do que aquelas que operam na molécula de bromo,
Explicação:
O ponto de ebulição do bromo é #58.8# #""^@C#; o ponto de ebulição de #I-Cl# is #97.4# #""^@C#, então a diferença é bastante dramática. Na molécula de bromo, no entanto, apenas forças de dispersão operam. As forças de dispersão também operam em #I-Cl#, e espera-se que sejam maiores, pois o átomo de iodo possui uma nuvem de elétrons maior e mais polarizável. Além disso, em #I-Cl# haveria algum grau de polaridade de ligação, pois o cloro é certamente mais eletronegativo que o iodo e tenderia a polarizar o elétron densidade para si mesmo.
Poderíamos representar o dipolo resultante como #""^(delta+)I-Cl^(delta-)#, e esses dipolos tendem a se alinhar de forma a maximizar a interação intermolecular:
#""^(delta+)I-Cl^(delta-)cdots""^(delta+)I-Cl^(delta-)cdots""^(delta+)I-Cl^(delta-)#
Nenhuma interação intermolecular está disponível para #Br-Br#, pois isso necessariamente tem uma ligação não polar. E, assim, a polaridade da ligação e as forças de dispersão conspiram para tornar o interhalogênio menos volátil.
Então, considerando tudo isso, sabemos que as olefinas reagem de certa maneira com halogênios diatômicos. O que você preveria como o principal produto da reação entre propeno e #ICl#?
#H_3C-CH=CH_2 + I-Cl rarr ??#