Como saber se a crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
E outra pergunta, quando usar crase exemplos?
Quando usar a crase?
- Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
- Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
- Portanto:
- Atenção!
- Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
- Resolução.
Qual é a regra geral para o uso da crase?
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração. Como identificar um pronome indefinido na frase? Pronomes indefinidos indicam que algo ou alguém é considerado de forma indeterminada e imprecisa. Referem-se sempre à 3. ª pessoa gramatical.
Quando um é pronome indefinido?
Assim como o (a, os, as) – artigo definido – é, em determinadas situações, pronome pessoal ou demonstrativo, também um (uma, uns, umas) – artigo indefinido – poderá ser considerado pronome indefinido, quando o «nome» a que se refere não está expresso. Por conseguinte, como identificar um pronome indefinido em uma frase? São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada. Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.
E outra pergunta, como saber se o verbo está no infinitivo?
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo. A respeito disto, como saber se um verbo está no infinitivo? Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.
Como iniciar uma frase com o verbo no infinitivo?
Com os verbos deixar, fazer, mandar, ver, ouvir e sentir, o infinitivo fica no singular, mesmo que haja mais de um sujeito na frase: Deixai vir a mim as criancinhas. / Mandei-os começar o serviço. / Senti-os exalar o último suspiro. / Faça-as sair depressa. / Vi tantos homens perder o juízo. / Ouviu os mestres explicar
Artigos semelhantes
- Tem crase antes do pronome essa?
O pronome pode estar escondido. Não me refiro a esse, mas ao da direita. Eu não me refiro a esse, mas ao da direita.
- Quando usar crase exemplos?
Ela era a favor da medida, por isso vamos à loja. Não me refiro a essa, mas à da direita.
- Tem crase entre horário?
Se o artigo definido feminino (a/as) é precedido pelas preposições 'até','desde', 'depois', 'entre' e 'para', usamos a crase na indicação do tempo. O acento grave é uma indicação de horas, de acordo com a língua portuguesa. Voltaremos às 14h.
- Tem crase entre data e hora?
- Tem crase antes do Minha?
- Em qual das situações à crase é opcional?
- É correto usar crase antes de pronome possessivo?