O CO é um ácido de Lewis?

Responda:

O monóxido de carbono é de fato um potente ácido de Lewis. É comprovadamente um aceitador de par de elétrons.

Explicação:

O monóxido de carbono é um excelente ligante para os metais de transição com baixa valência. Por quê?

A formulação usual de Lewis é, :C-=O::CO:. Dada a ligação tripla, há uma carga negativa formal no carbono e uma carga positiva formal no oxigênio. Quando o monóxido de carbono se liga a um centro de metal de transição, geralmente o CC é o átomo doador. Agora, se o metal já estiver em um estado de baixa oxidação, é improvável uma coordenação adicional com outros doadores, a menos que o metal possa redistribuir (ou seja, doar novamente) a densidade de elétrons para o ligante. Os orbitais anti-ligação vagos no monóxido de carbono são a simetria certa para aceitar a densidade de elétrons de metais cheios d -orbitais.

Por essas razões, o monóxido de carbono (e o íon cianeto isoeletrônico) são conhecidos como piπ-ácidos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_monoxide#Organic_and_main_group_chemistry

O HOMO do monóxido de carbono (acima) é o orbital do doador; é concebida para ser ocupada e desvia a densidade de elétrons em direção ao centro do metal. É improvável uma ligação adicional de monóxido de carbono, a menos que o metal possa doar alguma densidade de elétrons; e existe um mecanismo para esse processo, na medida em que os orbitais anti-ligação no monóxido de carbono (abaixo) são DESOCUPADOS e possuem energia e simetria apropriadas para receber a densidade de elétrons do material não axial preenchido dd orbitais (d_(xy)dxy, d_(xz)dxz, d_(yz)dyz) do centro de metal:

upload.wikimedia.org

Ambas as imagens eram deste local.

Essa doação reversa é ANTI-LIGAÇÃO no que diz respeito ao ligante de monóxido de carbono; portanto, sua frequência de alongamento IR cai do 21002100 cm^-1cm1 do gás livre para abaixo 19001900 cm^-1cm1 ou inferior. Agora, enquanto a interação está ligando em relação ao ligante de monóxido de carbono, a interação está ligada em relação ao M-COMCO ligação na medida em que a densidade eletrônica foi compartilhada entre o metal e o ligante.

Como o monóxido de carbono ligado demonstrou aceitar a densidade de elétrons, é comumente conhecido como piπligante ácido. Existem muitos complexos de metais de transição zerovalentes com a fórmula M(CO)_6M(CO)6 or M(CO)_4M(CO)4.