O que é blindagem e deshielding na RMN? Você pode me dar um exemplo?
Responda:
Veja a explicação.
Explicação:
O princípio básico da RMN é aplicar um campo magnético externo chamado #B_0# e medir a frequência com que o núcleo atinge ressonância.
Os elétrons que orbitam ao redor do núcleo geram um pequeno campo magnético que se opõe #B_0#. Neste caso, dizemos que os elétrons estão protegendo o núcleo de #B_0#.
blindagem:
Quanto maior a densidade de elétrons ao redor do núcleo, maior o campo magnético oposto #B_0# dos elétrons, maior a blindagem. Como o próton experimenta um campo magnético externo mais baixo, ele precisa de uma frequência mais baixa para obter ressonância e, portanto, a mudança química muda upfield (ppms mais baixos) .
Deshielding:
Se a densidade de elétrons ao redor de um núcleo diminui, o campo magnético oposto se torna pequeno e, portanto, o núcleo sente mais o campo magnético externo #B_0#, e, portanto, diz-se que está sendo oculto. Como o próton experimenta um campo magnético externo mais alto, ele precisa de uma frequência mais alta para obter ressonância e, portanto, a mudança química muda campo inferior (ppms mais altos) .
Como isso afetaria o espectro H NMR?
Vamos comparar a mudança química de #CH_4# prótons e #CH_3Cl# prótons.
O átomo de cloro é um átomo eletronegativo que puxa a densidade do elétron em sua direção ( retirada de elétrons ), resultando em um desprendimento do núcleo de hidrogênio; uma edição cairá maior campo magnético externo #B_0# aumentando a frequência de ressonância e, portanto, mudando para ppms mais altos.
O núcleo de hidrogênio é protegido no caso de #CH_4# e, portanto, o pico aparece no lado inferior do ppm.
Imagens fonte: Química Orgânica-Janice Gorzynski Smith 3rd Ed