O que são orbitais sp, sp2, sp3?

Responda:

Eles são orbitais atômicos hibridizados formados pela mistura de orbitais s e p, para descrever a ligação em moléculas.

Explicação:

Em um #sp^3# hibridação, #color(red)"one"# #s# orbital é misturado com #color(red)"three"# #p# orbitais para formar #color(red)"four"# #sp^3# orbitais hibridizados. Cada um desses orbitais hibridizados possui o caractere 25% s e o caractere 75% p (calculado de acordo com a proporção da mistura s: p). Estes #sp^3# orbitais hibridizados são orientados com ângulo de união de graus 109.5 para minimizar a repulsão de elétrons, em uma geometria tetraédrica. Um exemplo de #sp^3# a hibridação pode ser vista nos carbonos em etano.

Em um #sp^2# hibridação, #color(red)"one"# #s# orbital é misturado com #color(red)"two"# #p# orbitais para formar #color(red)"three"# #sp^2# orbitais hibridizados. Cada um desses orbitais hibridizados possui o caractere 33% s e o caractere 67% p. Estes #sp^2# orbitais hibridizados são orientados com ângulo de união de graus 120, em uma geometria trigonal planar (triangular). O orbital p restante é inalterado e perpendicular ao plano dos orbitais hibridizados. Um exemplo de #sp^2# a hibridação pode ser vista nos carbonos em eteno.

Em um #sp# hibridação, #color(red)"one"# #s# orbital é misturado com #color(red)"one"# #p# orbitais para formar #color(red)"two"# #sp# orbitais hibridizados. Cada um desses orbitais hibridizados possui o caractere 50% s e o caractere 50% p. Estes #sp# orbitais hibridizados são orientados com ângulo de união de graus 180, em uma geometria linear. Os dois orbitais p restantes permanecem inalterados e perpendiculares um ao outro e ao plano dos orbitais hibridizados. Um exemplo de #sp# a hibridação pode ser vista nos carbonos em etino.

A mistura de orbitais pode ser vista aqui:

Hibridização - Wikimedia Commons

Orientação dos orbitais hibridizados nas respectivas geometrias:
Formação e geometria de orbitais hibridizados