Pergunta #53f3b
Como a maioria dos sólidos possui matrizes periódicas de átomos que formam redes cristalinas, o que deve implicar um grau de simetria no arranjo dessas redes.
Um cristal ideal pode ser considerado uma repetição de estruturas idênticas no espaço 3D. Grades são pontos matemáticos definidos em coordenadas específicas no espaço que podem descrever a periodicidade de uma estrutura tão repetitiva. Os átomos, que são colocados em pontos de rede específicos, representam as unidades estruturais idênticas.
Todas as redes possíveis podem ser descritas por um conjunto de três vetores linearmente independentes, #veca_1#, #veca_2#e #veca_3# - estes representam os vetores unitários da rede.
Cada ponto de rede pode ser descrito por uma tradução de um vetor #vecR# descrito por
#vecR = n_1 * veca_1 + n_2 * veca_2 + n_3 * veca_3#,
onde #n_1#, #n_2#e #n_3# são inteiros.
Assim, um Estrutura Bravais representa uma matriz infinita de pontos discretos que têm um arranjo e uma orientação que aparecem exatamente iguais a partir do ponto em que a matriz é visualizada.
Malhas 14 Bravais são comumente usados para classificar estruturas de treliça de acordo com grupos de simetria básica.
Cada rede Bravais é obtida por um determinado #vecR#. Por exemplo, a cúbico simples é obtido quando #a_1 = a_2 = a_3# e os ângulos entre os três vetores são iguais a #90^@#, como você pode ver aqui:
(Aqui #a#, #b#e #c# foram usados em vez de #a_1#, #a_2#e #a_3#; #alpha#, #beta#e #gamma# representam os ângulos entre os três vetores unitários).
Aqui está um vídeo mostrando todas as estruturas de treliça 14 Bravais: