Pergunta #76806
Responda:
Por causa dos pares solitĂĄrios de elĂ©trons presentes no ĂĄtomo de oxigĂȘnio.
Explicação:
Difluoreto de oxigĂȘnio, #"OF"_2#, Ă um molĂ©cula polar porque tem um dobrado geometria molecular.
Essa geometria molecular garante que o momentos dipolo associado Ă s ligaçÔes oxigĂȘnio - flĂșor nĂŁo cancelar um ao outro para produzir um molĂ©cula nĂŁo polar.
Para ver por que esse Ă© o caso, desenhe as molĂ©culas Estrutura de Lewis. A molĂ©cula terĂĄ um total de #20# elĂ©trons de valĂȘncia
- #6# from the oxygen atom
- #7# from each of the two fluorine atoms
O ĂĄtomo de oxigĂȘnio assumirĂĄ o papel de ĂĄtomo central, Formando ligaçÔes simples com os dois ĂĄtomos de flĂșor. Esses tĂtulos serĂŁo responsĂĄveis ââpor #4# da molĂ©cula #20# elĂ©trons de valĂȘncia.
O resultante #16# elétrons serão colocados como pares solitårios
- three lone pairs on each fluorine atom
- two lone pairs on the oxygen atom
Agora Ă© muito importante para perceber as estruturas de Lewis nĂŁo sĂŁo destinado a transmitir geometria molecular!
Para encontrar a geometria da molĂ©cula, vocĂȘ conta as regiĂ”es de elĂ©trons densidade que circundam o ĂĄtomo central - isso lhe darĂĄ o ĂĄtomo nĂșmero estĂ©rico.
RegiÔes de densidade eletrÎnica são ligaçÔes com outros åtomos (aqui, ligaçÔes simples, duplas ou triplas contam como uma região) e pares solitårios de elétrons.
No seu caso, o ĂĄtomo central de oxigĂȘnio estĂĄ ligado a outros dois ĂĄtomos e Ă© cercado por dois pares solitĂĄrios #-># tem um nĂșmero estĂ©rico igual a #4#.
De acordo com a Teoria VSEPR, isso corresponde a um #"AX"_2"E"_2# geometria molecular, caracterĂstica de um dobrado molĂ©cula.
Agora, a diferença de eletro-negatividade entre flĂșor e oxigĂȘnio garante que os dois #"O"-"F"# vĂnculo sĂŁo polar. A geometria molecular dobrada farĂĄ com que os dois momentos dipolares adicionar uns aos outros.
O resultado serå a formação de um momento dipolar permanentee, portanto, um molécula polar