Pergunta #8d6f7
Responda:
Aqui está como isso acontece.
Explicação:
O óxido de lítio é formado devido à força de atração eletrostática que existe entre os cátions de lítio, #"Li"^(+)#e os ânions óxidos, #"O"^(2-)#.
O lítio está localizado no grupo 1 de a tabela periódica, o que significa que ele pode concluir sua byte desistindo de sua única elétron de valência #-># um cátion de lítio é formado no processo.
Por outro lado, o oxigênio está localizado no grupo 16 da Tabela Periódica, o que significa que ele pode completar sua byte absorvendo #2# elétrons #-># um ânion óxido é formado no processo.
Agora, para ter um composto neutro, a carga positiva geral proveniente do cátion deve ser balanced pela carga negativa geral proveniente do ânion.
No seu caso, você precisa #2# cátions de lítio para equilibrar o #2-# carga proveniente de um único ânion óxido.
#2 * ["Li"]^(+) + ["O"]^(2-) -> "Li"_ 2"O"#
Então, você pode dizer que quando o lítio reage com o oxigênio, todo átomo de oxigênio absorve dois elétrons, cada um deles fornecido por um átomo de lítio.
Como resultado, dois cátions de lítio e um ânion óxido, que representam um unidade de fórmula de óxido de lítio, será ligado ionicamente pela força eletrostática da atração #-># an composto iônico é formado.