Pergunta #ad8d5
Para entender melhor o que acontece quando dois compostos misturados em solução aquosa, você deve se familiarizar com o regras de solubilidade
Normalmente, você é solicitado a determinar se uma determinada reação levará ou não à formação de um precipitado. Nesse caso, você deve trabalhar para trás - determine quais reagentes podem ser misturados a partir do (s) produto (s).
Então, você está lidando com um reação de substituição dupla em que seus cátions e ânions trocarão parceiros. Você sabe que um dos produtos deve ser carbonato de cálcio, #CaCO_3#.
Você pode usar as regras de solubilidade para ajudá-lo a escolher um composto que contenha o #Ca^(2+)# cação e outro composto contendo o #CO_3^(2-)# ânion - tendo em mente que ambos os reatanos devem ser solúveis.
Então, um composto solúvel contendo #Ca^(2+)# pode ser nitrato de cálcio ou #Ca(NO_3)_2#, porque todos os nitratos são solúveis. Da mesma forma, um composto solúvel contendo #CO_3^(-)# pode ser carbonato de sódio, ou #Na_2CO_3#, porque os carbonatos são insolúveis com a exceção daqueles formados com cátions de metais alcalinos.
#Ca(NO_3)_(2(aq)) + Na_2CO_(3(aq)) -> CaCO_(3(s)) + 2NaNO_(3(aq))#
Quando em solução aquosa, a equação iônica completa será
#Ca_((aq))^(2+) + 2NO_(3(aq))^(-) + 2Na_((aq))^(+) + CO_(3(aq))^(2-) -> CaCO_(3(s)) + 2Na_((aq))^(+) + 2NO_(3(aq))^(-)#
Se você remover íons espectadores, ou seja, os íons presentes nos dois lados da equação, obterá a equação iônica líquida
#Ca_((aq))^(2+) + CO_(3(aq))^(2-) -> CaCO_(3(s))#
Você pode usar a mesma abordagem para encontrar outros compostos solúveis em solução aquosa que formam um precipitado quando eles reagem. A reação acima é apenas um exemplo.