Por que a não disjunção causa mutação?
Não disjunção é a falha dos cromossomos ou cromatídeos homólogos em segregar durante mitose or meiose. A não disjunção durante a mitose pode resultar em Câncer. A não disjunção durante a meiose resulta em uma célula filha tendo dois pares de cromossomos parentais e a outra não tendo nenhum. Causa uma mutação no número de cromossomos, cromossomos extras ou cromossomos ausentes.
A não disjunção durante a meiose pode causar distúrbios cromossômicos, como trissomia 21 (síndrome de Down), síndrome de Turner e síndrome de Klinefelter.
A trissomia 21, também chamada síndrome de Down, ocorre quando um indivíduo herda três cópias do cromossomo 21, em vez das duas usuais. Um indivíduo afetado tem cromossomos 47 em vez do normal 46. A trissomia 21 ocorre devido à não disjunção do cromossomo 21 durante a meiose. Pode ocorrer durante a formação de óvulos ou espermatozóides, resultando em um óvulo ou espermatozóide com cromossomos 22 e que não possui um cromossomo 21 e outro com cromossomos 24, que possui uma cópia extra do cromossomo 21. Quando um espermatozóide ou óvulo normal se une a um espermatozóide ou óvulo com uma cópia extra do cromossomo 21, o resultado no zigoto é a trissomia 21. Consulte o site a seguir para aprender sobre os efeitos da trissomia 21. http://en.wikipedia.org/wiki/Down_syndrome
A síndrome de Turner ocorre devido à não disjunção dos cromossomos sexuais durante a meiose. É uma monossomia do cromossomo X sexual. O indivíduo afetado tem cromossomos 45 com apenas um cromossomo X. O genótipo sexual é XO. Consulte o site a seguir para aprender sobre os efeitos da síndrome de Turner.
http://en.wikipedia.org/wiki/Turner_syndrome