Por que o ciclobutadieno 1,3 não é aromático?
A explicação simples é que ele tem 4n4n pp orbitais, não 4n+24n+2 (tornando-o supostamente antiaromático), que ele não tem todos os quatro equivalentes pp orbitais e que ele não existe como um conjugado, deslocalizado piπ sistema, mas localizado. Argumenta-se que pode nem ser quadrado, devido à sua distorção pseudo-Jahn-Teller.
CÍRCULOS DE GELO
desenho Círculos de geada (não confunda com o Diagramas de Frost pode ter aprendido em Química Inorgânica) por um período todo em carbono, monocíclico mathbf(pi) sistema pode ajudá-lo a descobrir se o p orbitais podem ser equivalentes ou não.
Essencialmente, fornece as posições de cada conjunto de orbitais de grupo e sua energia relativa.
- A forma inscrita no círculo é, obviamente, a forma da sua molécula (para uma forma com 2n+1 alinhar o eixo de simetria verticalmente).
- Os pontos na forma indicam as localizações energéticas de cada conjunto de orbitais de grupo em um diagrama MO.
- O energia do orbital é indicado como alpha pm nbeta, Onde alpha pm (n+1)beta é maior em magnitude do que alpha pm nbeta.
- O centro do círculo é 0beta; qualquer coisa abaixo o centro é ligaçãoe qualquer coisa acima o centro é antibonding. Qualquer coisa no linha central is não vinculativo.
Por exemplo, a benzeno, quando você desenha isso, possui (de cima para baixo):
- um orbital do grupo antibonding com energia alpha + 2beta
- dois orbitais degenerados do grupo antibonding com energia alpha + beta
- dois orbitais degenerados do grupo de ligação com energia alpha - beta
- um grupo orbital de ligação com energia alpha - 2beta.
Isso corresponde ao seguinte diagrama MO, que ilustra os conjuntos de orbitais do grupo que o benzeno possui:
E de fato, você pode ver que pi_1 está ligando pi_2 e pi_3 são ligações de energia mais alta (mais nós), pi_4^"*" e pi_5^"*" são antibonding, e pi_6^"*" é o conjunto anti-ligação de energia mais alta dos orbitais do grupo.
O número de nós é 0, 1, 1, 2, 2e 3, Respectivamente.
Para se qualificar para o ciclobutadieno, quando você desenha este diagrama, ele possui (de cima para baixo):
- um conjunto anti-ligação de orbitais de grupo com energia alpha + 2beta
- dois conjuntos degenerados de grupos orbitais sem ligação com energia 0beta
- um conjunto de ligação de orbitais de grupo com energia alpha - 2beta.
A partir disso, eu construí um diagrama MO de ciclobutadieno com desenhos dos orbitais do grupo, semelhante ao diagrama MO do benzeno.
A ordem de energia é justificada, pois pi_1 tem 0 nós, pi_2 e pi_3 tem 1 nó e pi_4^"*" tem 2 nós.
Como existe um elétron em cada orbital do grupo não-ligado (pi_2 e pi_3), a contribuição total da ligação ao ciclobutadieno não é as bom como pode ser.
Abaixo está a teoria proposta por outra pessoa de que os dois orbitais de grupos não-ligados se dividem em um com mais caráter de ligação e um com mais caráter antibonding. Dessa forma, dois elétrons podem ocupar pi_3, significando que o ciclobutadieno possui caráter de ligação geral e assim é mais estável como resultado.
DISTORÇÃO PSEUDO-JAHN-TELLER?
O ciclobutadieno provavelmente não é um quadrado; na realidade, foi teorizado devido à sua antiaromaticidade, distorce sua forma em um retângulo alternando ligações simples e duplas para remova a degeneração dos dois não-aderentes p orbitais (semelhante ao Distorção de Jahn-Teller veríamos em um complexo ligante metálico com seis ligantes idênticos, como [MnO_6]^(2+)).
Isso aumenta a energia de um dos orbitais do grupo sem ligação e diminui a energia do outro para estabilizar as ligações e formar mais um conjunto de ligação dos orbitais do grupo e mais um conjunto de ligação dos orbitais do grupo.
Isso mostraria que os orbitais do grupo pi_2 e pi_3 estão não regenerado, o que significa que o ciclobutadieno NÃO é conjugado.
Como resultado, você não obtém uma molécula com um conjugado pi sistema; você recebe um sistema localizado com duas ligações duplas e duas ligações simples. Isso não é indicativo de aromaticidade!