Por que o tolueno tem uma pka menor que o benzeno?

O grupo metil é doação de elétrons ao anel e, portanto, é mais fácil desprotonar do que o anel. No entanto, como é um grupo metil (pKa de metano é sobre 50), ainda não é tão fácil desprotonar, tendo assim pouco efeito no aumento da acidez.


É uma pequena diferença, mas vamos verificar as estruturas de ressonância para as bases conjugadas:

O par solitário de elétrons em benzeno estão perpendicular ao anelentão eles são localizado fora do anel (é exatamente como o par solitário de nitrogênio da piridina), então naturalmente ainda possui uma boa estrutura de ressonância.

(Mas esperaríamos isso porque o benzeno é um composto aromático modelo).

Com tolueno por outro lado, o grupo metil é doador de elétrons no anel benzeno, portanto o tolueno estende a #p# sistema orbital em todo o sistema, mas às vezes os elétrons estão fora do anel. Como a conjugação se estende para fora do anel, nem todas as suas estruturas de ressonância contribuem para a estabilização do próprio anel.

Por doar elétrons ao anel, pode doar elétrons a outros compostos, mais facilmente do que o próprio anel aromático, correspondendo à sua maior acidez.

Essa tendência de doação de elétrons fornece uma carga positiva parcial ao grupo metil e uma carga negativa parcial no anel onde o grupo metil se encontra. No entanto, como é um grupo metil (pKa de metano é sobre 50), ainda é muito difícil desprotonê-lo, tornando-se apenas um ligeiro aumento na acidez.