Porque é que os programadores de computadores não gostam de usar o rato?
Não sou o programador mais experiente, mas como um pesado usuário de computador para uma variedade de tarefas de produtividade, aqui está a minha perspectiva:
Usar o mouse significa tirar uma mão do teclado, empurrar um objeto sólido até encontrar a coisa que você quer selecionar. Entretanto, uma combinação de teclado (ou tecla macro) com uma mão (ou dedo se usar a tecla macro acima mencionada), executada em meio segundo ou mais rápido, pode alcançar a mesma coisa na maior parte do tempo e, na verdade, muitas vezes pode alcançar o equivalente a vários cliques do mouse, já que mesmo combinações de teclas regulares muitas vezes atuam como macros/cortes.
Este problema é exacerbado para muitos usuários poderosos que usam múltiplos e/ou monitores de maior resolução e, portanto, podem ter que mover o mouse em distâncias maiores para alcançar objetivos bastante simples.
Usuários que favorecem o teclado também não precisam nem mesmo tirar os olhos do ponto de interesse atual para "dirigir" o cursor para executar a ação. Por exemplo, ao pressionar a tecla necessária para lançar o depurador, eles podem estar olhando para a última linha que acabaram de escrever, e detectar um erro nela antes mesmo de executá-la, o que significa que eles podem corrigir mais rápido.
Eu imagino que para a maioria das pessoas, uma quantidade considerável de tempo de programação é gasto pensando, então usando o teclado você não só pode perder menos tempo agindo sobre esses pensamentos, mas também pode ajudar a evitar que seu trem de pensamento seja quebrado.
Se tornarmos simples, e dizermos que em média uma ação requer 1 segundo com o mouse, e 0,5 segundos usando uma tecla/combinação de teclas correspondente, e que em média executamos 5 ações por minuto (que não inclui digitação regular, é claro), durante um dia de 8 horas gastamos 40 minutos fazendo coisas com o mouse.
Por comparação, só levamos 20 minutos usando o teclado para tudo. Assim, temos 20 minutos extras para fazer as coisas, sem sequer considerar o fator "preservação contínua do pensamento". (Meus números não são médias cientificamente citadas - eles são apenas baseados na minha própria experiência).
Finalmente, acho que seria uma loucura para mim perder o fato de que programadores, bem... tendem a interagir com muito texto como parte de seus trabalhos, em comparação, digamos, com um Escultor Digital, que poderia se beneficiar de um mouse ou outro dispositivo apontador para editar rápida e naturalmente modelos altamente detalhados (não para dizer que eles também não podem se beneficiar dos comandos do teclado, mas no seu caso eles não precisam de ambas as mãos em seu dispositivo de entrada principal para serem eficientes).
Artigos semelhantes
- Porque é que o meu rato já não funciona no tapete de rato?
- Porque é que o rato sem fios é geralmente mais pequeno do que o rato com fios? Você pode me sugerir alguns ratos sem fio maiores e baratos?
- O que é um rato de jogo? Em que é que difere de um rato normal?
- Os programadores gostam de jogar os seus próprios jogos?