É legal o SIM desbloquear um telemóvel sob contrato?
Embora o desbloqueio não seja ilegal por si só, muitas empresas de telemóveis bloqueiam dispositivos que vendem sob contrato ou num plano de pagamento a prestações. E isto é feito porque eles querem ter certeza de que o dinheiro é feito em aparelhos subsidiados. É verdade, porém, que nesses casos, o cliente acaba pagando um extra pelo seu telefone.
E, claro, as operadoras de celular querem dificultar o desbloqueio de tal dispositivo. Mas a verdade é que mesmo que você o desbloqueie através do seu provedor ou usando algum outro método (por exemplo, serviço de desbloqueio, etc.), você ainda é responsável por todos os pagamentos do seu plano de parcelamento e do contrato que você assinou. Se você não os honrar, isso será refletido negativamente em seu relatório de crédito. É como uma dívida não paga.
Onde se torna controverso é quando um bom cliente precisa do seu telefone desbloqueado por razões claramente legítimas (viagens, etc.) e a empresa mantém o seu aparelho refém recusando-se a desbloqueá-lo. Tem havido muita coisa entre clientes e operadoras de celular nos EUA tentando resolver exatamente essa situação de impasse.
Não há meios legais para prosseguir com esse assunto nos tribunais para nenhum dos lados porque as empresas não são tecnicamente obrigadas a desbloquear tais dispositivos e o único recurso que o cliente tem é apresentar uma reclamação à FCC, o que não levará a lugar algum, uma vez que a FCC não pode legalmente forçar as empresas a desbloquearem dispositivos com contrato. Em suma, não há nenhuma lei que obrigue a desbloquear. Ao mesmo tempo, há uma lei - Digital Millennium Copyright Act (DMCA) que proíbe a "remoção não autorizada ou modificação dos controles de acesso ao telefone celular" e um "bloqueio" da operadora tecnicamente se enquadra nesses "controles de acesso", de acordo com a página da FCC sobre desbloqueio de dispositivos.
Mas então, em agosto de 2014, sob a administração do então presidente Obama, foi aprovada outra lei: a Unlocking Consumer Choice and Wireless Competition Act que novamente permitiu o desbloqueio de telefones celulares por consumidores anulando o efeito da lei DMCA.