Porque é que o GPS é sempre significativamente mais lento do que o odómetro do carro? O que é mais preciso?
Q: Porque é que o GPS é sempre significativamente mais lento que o conta-quilómetros do carro? O que é mais preciso?
Então para responder à segunda parte primeiro, ambos têm imprecisões por razões muito diferentes.
O GPS recebido no seu carro apenas ouve os satélites GPS que estão no céu acima de você. Os satélites transmitem principalmente uma hora muito precisa. O seu GPS compara o tempo recebido de cada satélite, e pode calcular aproximadamente a distância que cada um deles está longe de você. Sabendo onde estão os satélites, e um pouco de matemática complicada mais tarde, o seu GPS sabe para onde deve estar dentro de, digamos, 10 metros. Quando souberes isso, podes esperar um segundo, fazer a posição novamente, e descobrir a que distância te moveste nesse segundo. Agora você tem distância, e tempo, então você tem velocidade. Embora a posição possa estar 10 metros fora, ambas as posições devem ter o mesmo erro, por isso a distância percorrida tem menos erro. A média da velocidade durante alguns segundos, e estamos a ficar bastante fiáveis.
Então as fontes de erro vêm na precisão da sincronização do tempo entre satélites, número de satélites, qualidade do sinal, qualidade do seu receptor, etc.
Também, o GPS assume uma linha recta entre as duas posições. Se estiver a contornar uma curva, irá cobrir um pouco mais de distância do que o GPS pensa (imagine contornar um círculo, contra ir em linha recta pelo meio). Isso é uma fonte de erro.
Mas apesar de tudo isso, a velocidade do GPS é bastante precisa. Geralmente avaliado em torno de 0,2km/h de erro na maioria das velocidades.
Car Odometers simplesmente mede as rotações do eixo de transmissão final, e conhecendo a distância que o carro percorre para cada revolução do eixo de transmissão pode calcular a distância percorrida em um período de tempo, assim como o GPS é a distância ao longo do tempo para calcular a velocidade.
Inacurácias do velocímetro do carro vêm principalmente de mudanças no tamanho do pneu, desgaste dos componentes mecânicos, e imprecisões mandatadas por lei. À medida que os pneus se desgastam, eles ficam menores, portanto a distância que o carro com um pneu velho realmente vai é menor do que com um pneu novo, para cada revolução, portanto o speedo vai pensar que o carro está indo mais rápido do que ele realmente é. Agora a pior coisa que um speedo pode fazer é dizer que você está indo mais devagar do que você realmente está, e muitas jurisdições especificam que um speedo deve ler entre, digamos, 5% e 15% acima do que o carro está fazendo. Isto permite variações no tamanho do pneu, variações na fabricação dos antigos speedos analógicos, e provavelmente também reduz aquelas velocidades sempre tão perigosas na estrada.
Então um speedo é frequentemente deliberadamente cerca de 10% acima, ou 6km/h de erro a 60km/h.
P>P>P>Preciso de longa história, desde que você esteja indo em linha reta, o GPS é muito mais preciso.
Artigos semelhantes
- Que peças precisam ser substituídas para um mecânico repor legalmente um odómetro a zero? A que está ligada a leitura do odómetro?
- Porque é que o PC é lento quando usa 80% de RAM em vez de ficar lento a 95% ou 100%?
- O que mede um odômetro em um carro, distância ou deslocamento?
- Como é que um velocímetro/odómetro de carro compensa o desgaste dos pneus?