Por que é que o John Locke é famoso?
Ele fundou a escola empírica de filosofia, que ainda hoje exerce uma influência. O empirismo diz que todas as nossas ideias vêm, em última análise, do input sensorial do mundo físico... e que outras ideias são construídas sobre estas ideias mais simples. (Padrões de sensações podem criar a idéia de "causação" ou "repetição" em nossas mentes). A mente humana, segundo Locke, é uma tabula rosa na qual a Natureza escreve impressões.A Escola de Empirismo, no entanto, explodiu em algumas direcções muito estranhas, graças a Berkeley e a David Hume. A Escola Empírica separou o INPUT sensorial da FONTE dos dados sensoriais e, portanto - ironicamente - levou Berkeley e Hume a questionar a existência do mundo exterior. Porque eles concluíram logicamente que nunca temos acesso às coisas reais, mas apenas aos dados que entram através dos nossos sentidos. Isto faz de nós prisioneiros das nossas sensações, pois nunca chegamos DIRECTAMENTE à fonte das sensações. Temos apenas fantasmas produzidos pelos nossos órgãos sensoriais. E se vivermos na Matrix?
>p>Muito pelo contrário, isto foi o oposto das intenções de Locke. Porque Locke queria fundamentar a filosofia na concretude do mundo físico.A filosofia de Immanuel Kant foi em grande parte uma resposta a este problema. Kant reconheceu a importância dos dados sensoriais mas depois disse que fora das nossas mentes estavam "coisas em si" que produziam os dados sensoriais. Então Kant e Hegel trouxeram de volta o conceito de realidade objetiva.
A outra grande idéia da qual Locke é responsável é sua reinterpretação da idéia de Hobbs sobre o Contrato Social. Hobbs disse que no Estado da Natureza, a vida dos humanos é "desagradável, brutal e curta". Locke discordou ao dizer que os homens são naturalmente livres, mesmo felizes, no Estado da Natureza.
Por isso, disse Locke, pois somos dotados de certos direitos inalienáveis no Estado da Nação; temos o direito coletivo de derrubar um governo que nos torna menos livres do que seríamos no Estado da Natureza.
Qual é então o propósito do governo? Para Locke, foi em grande parte para proteger os direitos de propriedade, o que Locke viu como uma melhoria muito útil na vida sem uma concepção de propriedade.